Foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec) o relatório “Economia circular como alavanca para a descarbonização do setor siderúrgico brasileiro”, que contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).


A economia circular na cadeia produtiva de aços, a consolidação de processos produtivos amigáveis ao meio ambiente e a criação de modelos de negócios no setor estão entre os temas abordados no estudo. O objetivo é indicar oportunidades de negócios e sugerir o aprimoramento de boas práticas para a circularidade que já estão em curso nesta área como, por exemplo, a transformação de sucata em produtos e o aproveitamento de resíduos provenientes das operações industriais.

 

De acordo com o relatório, o setor siderúrgico é responsável por 8% a 10% das emissões globais de CO2. Este assunto faz parte dos tópicos que tratam das metas de descarbonização, bem como da combinação do desenvolvimento de tecnologias e das regulamentações. No levantamento também foi mencionada a importância da criação de demanda por produtos fabricados a partir do reaproveitamento de resíduos.


 

O trabalho realizado pelo Ibec consistiu na elaboração de uma matriz de descarbonização e maturidade circular, a qual pode ser utilizada para classificar a maturidade das ações do setor siderúrgico. Foram realizadas entrevistas com seis siderúrgicas, além de outras empresas, que somaram 11 organizações.


O download do relatório pode ser feito nesta página do Ibec

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Gráficos: Ibec/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Avaliação da exposição a fumos de soldagem e de seus efeitos

 

Incorporação de tecnologias e consolidação de acordos na linha de frente

 

Stuttgart vai sediar feiras simultâneas sobre corte, conformação e soldagem



Mais Notícias CCM



Anfavea prevê aumento da produção de automóveis em 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea apontou aumento de 26,2% da produção entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, com a criação de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. Para o próximo ano, a previsão é que a produção de veículos leves aumente em 7,3%.

13/12/2024


Faturamento da indústria de transformação teve alta

Estudo da CNI indicou aumento de mais de 17% do faturamento da indústria de transformação em 2024 em comparação com 2023.

10/12/2024


Setor de hidrogênio verde vai demandar quase 3 mil profissionais por ano no Brasil

O SENAI divulgou informações de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o setor de hidrogênio verde no País. A pesquisa foi realizada em parceria pela instituição e pelo projeto H2Brasil, da empresa alemã GIZ.

23/09/2024