Integrar processos produtivos e firmar parcerias são estratégias que podem contribuir para o avanço nos negócios, o aprimoramento do planejamento de tarefas e o desenvolvimento de tecnologias para o chão de fábrica e a engenharia. E são exatamente essas estratégias que estão em curso no dia a dia de algumas empresas do setor metal mecânico.
Os movimentos que estão sendo realizados por expoentes do setor, no Brasil e no exterior, envolvem ainda a intenção de aumentar a participação no mercado global e a inserção de novas tecnologias no portfólio, e, a partir daí, aumentar também o leque de possibilidades da fabricação mecânica. Um programa de capacitação para a Indústria 4.0 realizado no País e a fusão de renomadas feiras do setor metal mecânico, que serão realizadas simultaneamente na Alemanha, estão entre os assuntos mencionados acima, abordados na seção Notícias, na página 6.
Um artigo técnico (pág. 12) tem como tema principal a avaliação da microestrutura e das propriedades mecânicas de juntas em aços de alta resistência e baixa liga (ARBL) confeccionadas por soldagem multipasse. O estudo aborda as implicações em soldagem executada pelo processo a arco elétrico (GMAW) em caçambas de empurre para mineração.
E também nesta edição, na coluna Tudo sobre prensas (pág. 18), informações sobre os cálculos para se obter o centro de forças da ferramenta na prensa são abordados por Natal Pasqualetti Neto, fornecendo orientações importantes e que evitam a ocorrência de danos à máquina.
Leia a edição digital em: https://issuu.com/aranda_editora/docs/ccm_agosto_setembro_2025?fr=sNmYxMDg0MDAxODg
Boa leitura.
Adalberto Rezende – Redator
adalberto@arandaeditora.com.br
Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock.
Mais Notícias CCM