Uma pesquisa realizada pela Plástico Industrial no setor de transformação por sopro apontou aumento do uso de materiais reciclados na fabricação de produtos soprados.
Pelo levantamento foi constatado que 77,77% das empresas entrevistadas adotaram o uso de materiais reciclados ou de bioplásticos em seus processos produtivos devido a metas de sustentabilidade de clientes/brand owners. De acordo com uma sondagem realizada anteriormente, este percentual era de 64%.
Ainda de acordo com as empresas que colaboraram com a pesquisa, entre os materiais reciclados utilizados por elas estão o polietileno de alta densidade (PEAD), PET pós-consumo (PCR), polipropileno (PP) e o polietileno (PE) verde.
O principal segmento consumidor de produtos soprados é o de embalagens, que absorve 51,38% do volume produzido pelas empresas pesquisadas. Conforme foi apontado por elas, atualmente, 21,94% dos seus produtos são consumidos por um grupo de segmentos formado pela construção civil, indústria de produtos de limpeza, alimentos, bebidas, suplementos hospitalares, fornecedores de peças técnicas e autopeças, com igual representatividade.
Já a agroindústria é responsável pelo consumo de 15,94% do volume de produtos soprados fabricados, ao passo que o setor automobilístico absorve 8,61%, os fabricantes de eletrodomésticos (linha branca), 0,95%, fornecedores de brinquedos e artigos para lazer, 0,62%, e os fabricantes de utilidades domésticas consomem 0,56% do montante.
A manufatura aditiva (impressão 3D) é utilizada por todas as empresas entrevistadas para o desenvolvimento e a validação de novos produtos. Fazendo um paralelo com a pesquisa anterior, no que se refere a este tema, 64% das empresas que participaram dispunham de equipamentos de impressão 3D em suas instalações industriais e 36% contrataram serviços de terceiros para a produção de protótipos.
Além disso, a atual sondagem mostrou que 72,22% das entrevistadas estão usando tecnologias para a redução da espessura dos frascos e garrafas que produzem.
O consumo mensal de resinas de 61,11% das empresas pesquisadas varia de 3 até 100 toneladas e 22,22% delas consomem entre 150 e 300 toneladas, enquanto 16,67% estão consumindo de 350 a 450 toneladas por mês.
Quando foram questionadas sobre o índice mensal de sobras provenientes de seus processos produtivos, 75% das companhias disseram que o volume de refugo vai de 1 a 9 toneladas e 16,66% revelaram que o montante de sobras fica na faixa de 10 a 13 toneladas, ao passo que 8,34% contabilizaram até 20 toneladas.
_______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________
Imagem: Photogenia, Freepik.
Confira também:
Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D
Guias de fornecedores de equipamentos, serviços e insumos para o setor de plásticos.
Indústria de transformação teve alta no faturamento
#Sopro #PlásticoIndustrial #Pesquisa
Mais Notícias CCM
Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.
17/07/2025
Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.
14/07/2025
Grupo activas Pay oferece crédito digital ágil e desburocratizado aos seus clientes por meio de uma plataforma digital que integra serviços financeiros.
08/07/2025