Está programada para acontecer em 1 e 2 de março de 2023 a 8a edição do Seminário Internacional de Biopolímeros e Compósitos Sustentáveis, evento que é organizado e realizado pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico, situado na cidade espanhola de Valência.

 

A nova edição do evento dará continuidade a uma sequência de encontros presenciais que foi interrompida em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e reunirá pesquisadores e especialistas do ramo de bioplásticos, materiais biocompósitos e da cadeia de transformação de resinas termoplásticas virgens e recicladas.

 

Evento internacional programado para 2023 reunirá especialistas em bioplásticos e discutirá temas ligados à sustentabilidade

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o seminário será dividido em quatro sessões, nas quais serão realizadas apresentações sobre diversos temas relacionados à sustentabilidade e à economia circular. Alguns dos assuntos a serem debatidos são os desafios do setor de bioplásticos, oportunidades para esta área, o desenvolvimento de materiais amigáveis ao meio ambiente, normatização de processos produtivos e certificação de polímeros reciclados.

 

De acordo com os organizadores do evento, a primeira sessão terá como destaque estudos voltados para o setor de bioplásticos, e contará com apresentações e debates a respeito das tendências do ramo, abrangendo ainda a busca por fontes de energia renovável, entre outros tópicos. Para a segunda sessão estão previstas apresentações e debates sobre o futuro da economia circular, incluindo a economia global em geral, e exemplos de aplicações de biopolímeros que foram acompanhadas por histórias de sucesso na indústria de manufatura.

 

Já as sessões seguintes serão voltadas para discussões sobre a normatização de operações e certificação de materiais, envolvendo temas como a fabricação de embalagens para alimentos e rótulos que sejam mais fáceis de serem processados em plantas de reciclagem, bem como o impacto ambiental dos bioplásticos em ecossistemas, respectivamente. Também está prevista a realização de workshops

 

De acordo com informações do instituto, o seminário será patrocinado pelas companhias Wacker, IMCD, Kompuestos, Primebiopolymers, Clariant e Asobiocom.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Aimplas.



 

Imagem: Mike Dotta/Shutterstock


 

 

Confira mais notícias:

 

Polímeros e sustentabilidade serão temas de MBA

 

Flexíveis se transformam em tampas, fechando o ciclo de uso dos plásticos

 

#Aimplas #Biopolímeros #Seminário #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024