Destaques do mês

A edição de maio da revista Hydro, que já está online, traz como destaque o especial Aproveitamento de água de lençol freático, na pag. 14, mostrando que a preocupação de criar base normativa técnica é importante para fazer com que o aproveitamento da água de rebaixamento não cause problemas futuros. É consenso entre os conhecedores do assunto que se tenha mais agilidade nas autorizações de uso para evitar ilegalidades e, por outro lado, que as legislações existentes sejam tecnicamente mais bem fundamentadas. Veja na pág. 22 o artigo Lodo de ETA: é possível adensá-lo através de flotação por ar dissolvido?, onde os resultados demonstram que o emprego do processo de adensamento por flotação por ar dissolvido utilizando polímero catiônico na floculação são satisfatórios, tornando a tecnologia apta a fazer arte do processo de adensamento de lodos de ETA. E na pág. 30 o artigo Técnicas alternativas para drenagem urbana, trabalho que mostra ser possível projetar um sistema alternativo em uma bacia urbana consolidada e obter uma resposta positiva, diminuindo tanto a vazão excedente quanto os custos com a obra, porém para um melhor custo/benefício faz-se necessário aprofundar os estudos em dispositivos instalados in loco e avaliar seus custos de manutenção periódica. Também nesta edição tem o guia inédito de Bombas submersas e submersíveis e a atualização do guia de Acionamentos e automação de estações de tratamento.

Anuncie conosco

Matérias


Um exemplo muito claro de implantação de sistemas de reúso que não demandam investimentos muito altos ocorre em presídios Leia mais.
Nos ensaios envolvendo a inativação da Salmonella sp. observou-se uma maior atividade fotocatalítica do filme C-Ag-TiO2 devido à presença da prata, que apresenta propriedades bactericidas. Leia mais.