Destaques do mês

A edição de junho da revista Hydro já está online. O destaque da edição vai para o especial Perfil do Setor de Saneamento, na pag. 30, mostrando que, se ainda não caminha no ritmo necessário, o saneamento no Brasil pelo menos parece estar no momento dando passos importantes para encontrar o rumo em direção à universalização dos serviços de água e esgoto. Publicamos ainda uma relação de prestadores de serviços que atuam no Brasil com indicadores de suas operações de água e esgoto. Não deixe de ler na pág. 12 o artigo Preparador de polímero em pó para condicionamento de lodo em ETE, onde se mostra que, embora tenha um custo inicial maior, o preparador de polímero em pó para condicionamento de lodo, em relação ao polímero em emulsão, apresenta vantagens técnicas e econômicas ao longo do tempo. E na pág. 20, o artigo Resinas de troca iônica para adequação da qualidade de água, onde o tema principal é a aplicação de resina de troca iônica para remoção de cromo hexavalente, mostrando dois casos em que a tecnologia foi aplicada. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Engenharia de incêndio e de Sistemas e produtos para filtração.

Matérias


Embora a combinação das tecnologias de laser-scanning e BIM venha gerando modelos “as built” de tubos e conexões de modo eficiente, a extração automática de plantas industriais completas e de trechos com múltiplos cruzamentos de tubulações ainda representa um desafio. Leia mais.
A redução de perdas aparentes de água ocasionadas pelo desgaste do parque de hidrômetros devido ao tempo, qualidade e falta de ensaio para verificação de sua eficiência é uma das maiores preocupações das empresas de saneamento... Leia mais.