Destaques do mês

A edição de agosto da revista Hydro já está online. A reportagem especial Bombas centrífugas, na pág. 10, mostra que o bombeamento é responsável por até 80% do consumo de energia nas atividades de captação e tratamento de água e esgoto, atraindo crescente atenção das empresas em busca de tecnologias mais eficientes. Veja na pág. 24 o artigo Avaliação de dosador hidráulico de ácido tricloroisocianúrico em águas de poços profundos, mostrando que a substituição de um sistema de cloração que aplica hipoclorito de sódio através de bombas dosadoras pela dosagem de ácido tricloroisocianúrico com equipamentos de funcionamento hidráulico facilita a logística de reposição de produto químico. E na pág. 32, o artigo Desenvolvimento de lógica Fuzzy para controle de pressão em sistemas de abastecimento, onde a aplicação do controlador Fuzzy manteve maior precisão no controle, estabilidade no decorrer da operação e pressurização mais eficiente de um sistema de abastecimento, pois é capaz de enxergar objetivos distintos e reduzir os custos de manutenção. Também nesta edição tem o guia inédito de Válvulas para controle e regulagem de fluxo e a atualização do guia de Produtos e serviços para captação de águas subterrâneas.

Matérias


Estudo analisa a influência do método de dimensionamento da área coletora de sistemas de aquecimento solar prescrito pela Lei Solar de São Paulo. Leia mais.
Os resultados apresentados no decorrer do estudo a seguir demonstram que o emprego do processo de adensamento por flotação por ar dissolvido utilizando polímero catiônico na floculação são satisfatórios, tornando a tecnologia apta a fazer parte do processo de adensamento de lodos de ETA. Leia mais.