A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia. Desde 1972, Eletricidade Moderna tem sido um instrumento de informação e de consulta de grande utilidade para todo o mercado eletroeletrônico.
Graças a seu trabalho editorial e a iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, Eletricidade Moderna tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor.

Destaques do mês

A revista Eletricidade Moderna de abril já está online. O artigo Aplicação de conectores em redes de corrente contínua, na pág. 20, mostra que, com a evolução das características das cargas, intensificam-se as discussões sobre a substituição dos atuais sistemas CA por redes CC. Mas a instalação de conectores de CC implica certos riscos e exige soluções específicas. Veja na pág. 24 o artigo Estudo de mitigação de transitórios de chaveamento de capacitores, em que se realizaram 12 simulações computacionais considerando três alternativas de solução para a redução das perturbações, envolvendo reatores e resistores em série com os bancos de capacitores e chave seccionadora a vácuo com sistema de fechamento na passagem pelo zero de tensão. E na pág. 38 o artigo Gestão do consumo em instalações nos períodos de inatividade, que trata da segmentação horária, considerada uma ferramenta adequada para análise de uso e consumo de energia nos períodos de inatividade ou de atividade reduzida. Também nesta edição tem os guias inéditos de Transformadores de potência e de distribuição e de Sistemas de armazenamento de energia.





O estudo descrito neste artigo, realizado na usina solar instalada na cobertura do estádio, verificou a atenuação dos harmônicos de corrente decorrente da agregação de múltiplos inversores na mesma barra. Leia mais.

Intervenções seguras em subestações transformadoras requerem procedimentos específicos e o emprego de equipamentos de proteção, como bastões e varas de manobra, placas de proteção, dispositivos detectores de tensão portáteis e fusíveis sobressalentes, entre outros. Este artigo comenta as respectivas normas e apresenta recomendações de segurança. Leia mais.

Veja todas as nossas matérias

Pesquisas

A tradicional pesquisa mostra quais são as marcas de produtos de uso corrente nas instalações elétricas mais vendidas nas revendas e sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.
O levantamento aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelo público especializado, bem como sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.