A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia. Desde 1972, Eletricidade Moderna tem sido um instrumento de informação e de consulta de grande utilidade para todo o mercado eletroeletrônico.
Graças a seu trabalho editorial e a iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, Eletricidade Moderna tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor.

Destaques do mês

A revista Eletricidade Moderna de março já está online. O artigo Proteção contra faltas a arco: estado da arte e perspectivas, na pág. 22, oferece uma visão abrangente da normalização atual e indica tendências para que, com a tecnologia adequada e procedimentos de prevenção e proteção, os efeitos térmicos e dinâmicos do arco possam ser mitigados. Veja na pág. 30 o artigo Diagnóstico de sistemas de aterramento em plantas industriais, que apresenta um método para inspeções e diagnósticos de sistemas de aterramento de grandes dimensões, que possibilita avaliar sua integridade e suas condições físicas, utilizando medições em campo da resistividade do solo, da resistência de aterramento e da continuidade, verificando ainda aspectos de segurança e da integração de novas construções. E na pág. 56 o artigo Avaliação do consumo de ar condicionado em edifícios comerciais, analisa a combinação de séries temporais, análise de regressão e Graus-Dia de Resfriamento para estimar o consumo de aparelhos e sistemas de ar condicionado e sua evolução ao longo do tempo, de modo a orientar a implantação de medidas de melhoria do desempenho. Também nesta edição tem o guia inédito de Cestas aéreas isoladas e a atualização do guia de Acionamentos CA de velocidade controlada e soft-starters.





Tarifas baseadas em volume ($/kWh) não fornecem incentivos adequados para os consumidores adotarem eficiência energética, e ainda geram subsídios cruzados entre categorias de usuários. Leia mais.

O potencial hidráulico do Brasil, estimado em 260 GW, figura entre os cinco maiores do mundo. Desse total, 23% estão localizados na bacia hidrográfica do Paraná. Leia mais.

Veja todos os nossos artigos

Pesquisas

A tradicional pesquisa mostra quais são as marcas de produtos de uso corrente nas instalações elétricas mais vendidas nas revendas e sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.
O levantamento aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelo público especializado, bem como sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.