A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia. Desde 1972, Eletricidade Moderna tem sido um instrumento de informação e de consulta de grande utilidade para todo o mercado eletroeletrônico.
Graças a seu trabalho editorial e a iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, Eletricidade Moderna tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor.

Destaques do mês

A revista Eletricidade Moderna de maio, que já está online, traz na pág. 20 o artigo Segurança contra choques – fundamentos eletrotécnicos e médico-biológicos, onde os autores apresentam um resumo da série de artigos publicados na EM de outubro a dezembro de 2015, abordando a segurança contra choques, respectivamente com corrente alternada, corrente contínua e descargas atmosféricas, com exemplos sobre questões que permanecem abertas. Veja na pág. 40 os destaques em material elétrico, de automação e iluminação da 23ª Feicon Batimat (São Paulo, 4 a 8 de abril), que contou com mais de 90 mil visitantes e 1400 marcas nacionais e internacionais. E na pág. 46 o artigo Segurança de pessoas e instalações: o sistema IECEx, apresentando as etapas a serem cumpridas para se obter um alto nível de segurança e descreve as características e vantagens do sistema de certificação IECEx. Também nesta edição tem a atualização do guia de Produtos para proteção contra raios, surtos e aterramento.

Matérias


O consumo no período inativo das instalações costuma ser negligenciado por ser reduzido. Todavia, ele oferece oportunidades para melhoria de desempenho. Por isso, é necessário realizar uma gestão energética rigorosa desses intervalos... Leia mais.
O ilhamento é o caso de utilização mais inovador do projeto Nice Grid, liderado pela distribuidora francesa de energia Enedis. Consiste na desconexão de uma seção de rede de baixa tensão que alimenta um distrito durante um período limitado, no qual o fornecimento elétrico é realizado apenas pelo armazenamento de energia e por geração fotovoltaica... Leia mais.

Pesquisas


A tradicional pesquisa mostra quais são as marcas de produtos de uso corrente nas instalações elétricas mais vendidas nas revendas e sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.
O levantamento aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelo público especializado, bem como sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.