A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia. Desde 1972, Eletricidade Moderna tem sido um instrumento de informação e de consulta de grande utilidade para todo o mercado eletroeletrônico.
Graças a seu trabalho editorial e a iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, Eletricidade Moderna tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor.

Destaques do mês

A revista Eletricidade Moderna de julho já está online. A edição traz como destaque o especial Perfil do Setor de Energia Elétrica, na pág. 38, mostrando que, mesmo com um mercado consumidor deprimido, crise hídrica, muita judicialização, questionamentos e propostas de reformulação, o setor elétrico brasileiro segue em sua trajetória de expansão da capacidade de geração, com forte componente hidráulico e de outras fontes renováveis. Veja na pág. 26 a matéria O futuro do mercado nacional de energia eólica, onde se mostra que, após o cancelamento do leilão de energia reserva que estava previsto para dezembro de 2016, as empresas do setor de energia eólica têm hoje como principal desafio a ausência de demanda. E na pág. 32 o artigo Monitoração analítica não intrusiva de consumo, apresentando o Fourier, uma tecnologia de monitoração analítica contínua da dinâmica de consumo de energia elétrica. A análise estatística dos dados coletados pelo equipamento fornece resultados variados, como curvas de carga e de fator de potência, levantamento preciso de posses e hábitos e análise espectral do sinal de tensão.

Matérias


Medições de qualidade de energia destinam-se a quantificar as grandezas elétricas consoante critérios de classificação, e assegurar a operação do sistema livre de perturbações... Leia mais.
A certificação de equipamentos é importante mas não suficiente para garantir segurança em áreas classificadas. Também os profissionais de projeto, execução e manutenção de instalações e as prestadoras de serviços devem ter competências comprovadas... Leia mais.

Pesquisas


A tradicional pesquisa mostra quais são as marcas de produtos de uso corrente nas instalações elétricas mais vendidas nas revendas e sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.
O levantamento aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelo público especializado, bem como sua evolução ao longo do tempo. Leia mais.