FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

Lançada em agosto’15 como edição especial da revista Eletricidade Moderna, a FotoVolt, devido ao seu sucesso, tornou-se rapidamente referência em energia fotovoltaica. Isso levou a Aranda Editora transformar a FotoVolt, já a partir de novembro’15, em uma publicação independente. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaques do mês

A revista FotoVolt do mês de setembro já está online. O destaque da edição vai para a cobertura da 5ª Intersolar South America (São Paulo, 22 a 24 de agosto), apresentando, a partir da pág. 20, as novidades da feira que reuniu cerca de 220 expositores e recebeu mais de 12 mil visitantes, entre instaladores, integradores, distribuidores, empreendedores, arquitetos, investidores, profissionais da área elétrica, etc. No congresso, mais de 1.500 especialistas discutiram oportunidades de mercado e modelos de negócios, além de perspectivas em mercados centralizados e descentralizados, políticas públicas, inovações e financiamento, etc. Veja na pág. 10 o artigo Desligamento de emergência de geradores FV, analisando os requisitos de segurança à luz das normas técnicas, ensaios e pesquisas de campo. E na pág. 36 o artigo Armazenamento de energia por acoplamento direto em corrente contínua, mostrando que, se o armazenamento da energia elétrica em corrente contínua produzida por geradores fotovoltaicos (FV) for realizado diretamente num banco de baterias, eliminam-se as perdas de conversão e o custo de um inversor. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Baterias estacionárias para energia solar e de Módulos fotovoltaicos.

Matérias


Este artigo — a ser publicado em duas partes — analisa inicialmente o conceito, as possibilidades e as limitações de retrofitting em geradores FV.. Leia mais.
A inserção da energia fotovoltaica na matriz energética brasileira ganhou destaque através da Resolução Normativa 482 da Aneel e dos leilões de energia de reserva, que contrataram quase 3 GWp... Leia mais.