FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

Lançada em agosto’15 como edição especial da revista Eletricidade Moderna, a FotoVolt, devido ao seu sucesso, tornou-se rapidamente referência em energia fotovoltaica. Isso levou a Aranda Editora transformar a FotoVolt, já a partir de novembro’15, em uma publicação independente. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaques do mês

A revista FotoVolt de maio já está online. O destaque da edição vai para a prévia da Intersolar South America 2018 (São Paulo, 22 a 24 de agosto), na pág. 10, antecipando as novidades do congresso e da feira do principal evento do setor de geração solar na América Latina, na expectativa de que neste ano a fonte fotovoltaica atinja 2 GW em projetos no Brasil. Veja na pág. 20 o artigo Segurança contra choques em geradores solares fotovoltaicos, mostrando que, como as elevadas tensões contínuas dos geradores fotovoltaicos representam perigo para o pessoal de manutenção, bem como para bombeiros em caso de incêndio, os otimizadores de potência instalados em cada módulo FV são uma das soluções disponíveis. E na pág. 30 o artigo Conexão de inversor monofásico à rede via filtro LCL, onde se mostra que para atender às exigências das operadoras do sistema de distribuição, projetou-se a conexão de um sistema fotovoltaico à rede por meio de filtro LCL, o qual, no entanto demanda estratégias para manter a estabilidade no ponto de acoplamento. Também nesta edição tem a atualização dos guias de Estruturas para montagem de sistemas fotovoltaicos e de Medidores bidirecionais de energia.

Artigo técnico em destaque


Dados estatísticos e a experiência de combate a incêndio demonstram que sistemas fotovoltaicos convencionais, mesmo em situações de emergência, não representam riscos adicionais. Os requisitos de segurança são analisados neste artigo à luz das normas técnicas, ensaios e pesquisas de campo. Leia mais.

Leia hoje