FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

Lançada em agosto’15 como edição especial da revista Eletricidade Moderna, a FotoVolt, devido ao seu sucesso, tornou-se rapidamente referência em energia fotovoltaica. Isso levou a Aranda Editora transformar a FotoVolt, já a partir de novembro’15, em uma publicação independente. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaques do mês

A revista FotoVolt de março já está online. O artigo Módulos­ flexíveis integrados à membrana de cobertura de aterros sanitários, na pág. 12, descreve um teste de campo e estudo de caso para cobrir um aterro com uma geomembrana solar. Há grandes benefícios em construir sistemas fotovoltaicos em aterros sanitários recobertos, como a revitalização de áreas inutilizadas com custos de terreno baixos. Veja na pág. 20 o artigo Eficiência de geradores FV com acoplamento direto em CC, mostrando as soluções disponíveis para a crescente ineficiência de fontes e drenos de CC interligados do lado da corrente alternada. E na pág. 26 o artigo O efeito lente e suas consequências sobre a operação de usinas FV; no caso analisado, o aumento da irradiância global horizontal causado pela reflexão da irradiância direta nas nuvens (efeito lente) provocou um acréscimo na irradiância incidente nos módulos fotovoltaicos, e na corrente injetada no sistema elétrico, de tal modo que a usina FV foi desligada por sobrecorrente. Também nesta edição encontra-se o guia inédito de Piranômetros.

Artigo técnico em destaque


Dados estatísticos e a experiência de combate a incêndio demonstram que sistemas fotovoltaicos convencionais, mesmo em situações de emergência, não representam riscos adicionais. Os requisitos de segurança são analisados neste artigo à luz das normas técnicas, ensaios e pesquisas de campo. Leia mais.

Leia hoje