FotoVolt: olho no futuro e 40 anos de bagagem

Lançada em agosto’15 como edição especial da revista Eletricidade Moderna, a FotoVolt, devido ao seu sucesso, tornou-se rapidamente referência em energia fotovoltaica. Isso levou a Aranda Editora transformar a FotoVolt, já a partir de novembro’15, em uma publicação independente. No país do sol abundante e das tarifas nas alturas, produzir a própria eletricidade torna-se não só possível como vantajoso. FotoVolt vem para acompanhar de perto e fazer parte dessa história.

Destaques do mês

A revista FotoVolt de março já está online. O artigo Sistema de desligamento inteligente de módulos fotovoltaicos, na pág. 12, compara as soluções de segurança disponíveis para intervenções em geradores fotovoltaicos, para manutenção ou em caso de incêndio, que implicam riscos de choque com tensões de até 1000 V e descreve um novo sistema inteligente. Veja na pág. 26 o artigo IEC 62548: os requisitos particulares para sistemas FV, que apresenta e analisa os principais aspectos da norma dedicada exclusivamente ao projeto de sistemas de energia solar fotovoltaica e traz prescrições complementares às da série IEC 60364, que estabelece os requisitos gerais de instalações elétricas. E na pág. 32 o artigo Conversor fotovoltaico com suprimento de serviços auxiliares, onde são apresentados a especificação, o projeto e os resultados de verificação experimental de funcionamento do protótipo de conversor trifásico que visa prover serviços auxiliares relacionados com a melhoria da qualidade da energia no Ponto de Conexão Comum, como compensação de potência reativa e filtragem ativa de harmônicos de corrente. Também nesta edição tem a atualização do guia de Estruturas e rastreadores, cabos e conectores para instalações FV.





As instalações elétricas de geradores fotovoltaicos, em função de suas especificidades, necessitam de requisitos complementares ou particulares, os quais não estão detalhados em normas gerais de instalações elétricas. Leia mais.

Pesquisas têm sido realizadas para identificar os arranjos mais eficientes de sistemas fotovoltaicos e os principais parâmetros a serem controlados para obter o máximo de potência gerada. Leia mais.

Veja todos os nossos artigos

Anuncie conosco