O volume de plásticos reciclados usados na fabricação de peças para veículos aumentou em 40% entre 2021 e 2022, conforme apontou um estudo realizado pela MaxiQuim, solicitado pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, um acordo estabelecido entre a Braskem e a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

De acordo com o levantamento, 65 mil toneladas de resinas recicladas foram consumidas pela indústria automotiva em 2022, ante 47 mil toneladas consumidas no ano anterior. Esses dados são provenientes de um recorte do estudo “Monitoramento dos índices de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo no Brasil”, realizado pela MaxiQuim.

 

Ainda de acordo com informações fornecidas à imprensa, segundo a MaxiQuim, a previsão é que o setor de plásticos automotivos em âmbito mundial poderá movimentar até US$68,6 bilhões até 2026. Também foi divulgado que até 2030 os plásticos reciclados usados na indústria automotiva podem chegar a representar 10% do total de materiais consumidos pelo setor.

 

Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do PICPlast, comentou mais sobre alguns fatores positivos no que tange ao uso de plásticos reciclados na fabricação de autopeças: “A utilização de plásticos na produção de autopeças já representa um grande avanço para o setor em termos de custos. Quando se trata da questão da utilização de plásticos reciclados, o valor agregado é ainda mais evidente, considerando a circularidade de produtos no setor automotivo”.

 

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas no site da MaxiQuim. O uso de plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas é tema de um estudo que pode ser acessado em nosso site, na seção Artigos técnicos. Leia também um estudo sobre o reaproveitamento de poliuretano fundido/termofixo como carga, em Artigos acadêmicos.

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Senivpetro, Freepik. 

 

 

Mais notícias:

 

Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

 

Kraiburg lança TPE com 73% de conteúdo reciclado

 

#PICPlast #MaxiQuim #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024