O programa de inovação e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras iNO.VC, criado a partir de uma parceria entre a ArcelorMittal Aços Planos e o Habitat de Inovação SESI-SENAI, vai promover a modernização de processos produtivos na planta industrial da siderúrgica situada no Ceará. 

 

A transformação digital do parque fabril é o tema central deste programa, que em um primeiro momento consistirá na realização de ações conjuntas por um período de dois anos. A produção dos chamados “aços inteligentes” também é um dos objetivos deste trabalho, o qual é permeado pelas diretrizes da Indústria 4.0. Estão programadas, conforme informações divulgadas à imprensa, visitações a laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia, além de reformas na escola SESI Referência Maracanaú.

 

Paulo Wanick, diretor financeiro da ArcelorMittal do segmento de aços planos para a América Latina, comentou mais sobre a nova parceria: “A ArcelorMittal tem o objetivo de participar do ecossistema de inovação do Brasil para desenvolver soluções para a Indústria 4.0, em especial para a produção de aços. A aproximação com o Habitat de Inovação do SESI-SENAI tem potencial de ser bastante promissora. Procuramos fazer tudo de forma colaborativa, de vez em quando até disruptiva, visando encontrar soluções que fortaleçam a sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança”. 

 

Estreitar os laços entre empresas do setor metalmecânico, startups e instituições de pesquisa e ensino ligadas à indústria de manufatura também são algumas metas relacionadas ao programa. A ideia é desenvolver soluções de, por exemplo, inteligência artificial (IA), realidade aumentada, simulação de processos produtivos, cibersegurança e computação em nuvem, assim como robótica industrial e manufatura aditiva (impressão 3D).

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Jcomp, Freepik.

 

Leia também:

 

Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

 

Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial

 

#ArcelorMittal #SesiSenai #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



Gravomark lança sistema de gravação a laser com visão computacional

A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.

17/04/2025


Metalurgia 2025 será realizada em Santa Catarina

Na 13a edição da feira que tem a fundição e a metalurgia como temas principais serão reunidas empresas do setor metal mecânico, robótica industrial e automação, além de outras áreas.

17/04/2025


Colóquio de Usinagem terá nova edição em Minas Gerais

A UFMG vai sediar o 27o Colóquio de Usinagem em setembro, evento que contará com palestras de especialistas da indústria e da academia, além de exposição de máquinas e ferramentas.

17/04/2025