A Total Corbion PLA, com sede nos Países Baixos, divulgou aplicações para o seu ácido poliláctico (PLA) produzido em escala comercial a partir da cana de açúcar em sua unidade na Tailândia. O material, um bioplástico, passou recentemente por avaliação de impacto ambiental e foi tema de artigo no Journal of Polymers and the Environment, que atestou sua pegada de carbono reduzida ao listar informações atualizadas do início ao fim de sua vida útil.

Foram consideradas 16 categorias de impacto ambiental, incluindo itens como pegada hídrica e alterações diretas no uso da terra em função da produção do insumo. O potencial de aquecimento global do PLA foi confirmado em 500 gramas de CO2/kg de material, o que representa cerca de 75% de redução na pegada de carbono em relação à maioria dos plásticos tradicionais. O artigo completo da ACV será publicado na edição de novembro de 2019 do "Journal of Polymers and the Environment" volume 27 edição 11 (Springer nature).

#K2019 #biopolímeros #sustentabilidade #plastico



Mais Notícias PI



Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024


Nova picape terá protetor de caçamba de PEAD

A Unipac desenvolveu um protetor de caçamba feito de polietileno de alta densidade que vai equipar a Chevrolet S10 2025.

30/07/2024