Entrou em operação uma usina de produção de vapor oriundo de biomassa que vai fornecer energia para a unidade fabril de poli(cloreto de vinila) (PVC) da Braskem situada em Marechal Deodoro (AL). O Grupo Veolia, com matriz na França e escritório em São Paulo (SP), participou do projeto de construção e implantação da nova usina.

As companhias parceiras vêm trabalhando neste projeto desde 2021, e têm como objetivo produzir anualmente 900 mil toneladas de vapor, assim como reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 150 mil toneladas/ano. Foi informado à imprensa que o investimento neste sentido gira em torno de R$ 400 milhões.

Além disso, a parceria abrange o desenvolvimento de projetos focados na inserção de resíduos como, por exemplo, pellets em processos produtivos, e ainda a gestão de áreas voltadas para o plantio, manutenção de florestas e de espaços para a preparação de biomassa e reúso de água em operações industriais como purga de caldeiras, entre outros.

 

Comentando mais sobre este assunto, Francisco Dal Rio, diretor de operações da Veolia no Brasil, disse: “Vamos aliar tecnologia e capacidade humana para gerenciar ativos. Investimos em sistemas de supervisão locais integrados com nosso centro de inteligência Hubgrade para o monitoramento remoto da performance dos sistemas. Também vamos monitorar via satélite nossas florestas, e o sistema logístico de transporte e armazenamento”.

 

Imagem: Veolia/Divulgação.

 

Leia também:

 

A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata

 

Problemas ambientais alteram a dinâmica do mercado de resinas

 

#Biomassa #GrupoVeolia #Braskem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Copaza lança copos biodegradáveis

Uma tecnologia que atrai mais de 600 tipos de microrganismos para se alimentar do material dos copos está presente no aditivo usado em sua formulação.

08/05/2025


Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Mais de 7 mil toneladas de resíduos coletadas em 2024

Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.

21/03/2025