Estão abertas as inscrições para nove bolsas de iniciação científica que fazem parte do projeto “Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos por manufatura aditiva”, do qual estão à frente a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com participação do IPT MAM – Núcleo de Pesquisa em Manufatura Aditiva de Metais. 


Tendo a manufatura aditiva (impressão 3D) de metais como tema principal, o projeto abrange ainda assuntos como a transformação de fase, modelagem computacional da solidificação e comportamento mecânico de ligas metálicas, além de outros tópicos: efeitos positivos do nióbio nos aços inoxidáveis e nos aços de alta resistência e baixa liga; gargalos tecnológicos; tratamento térmico final; e acabamento superficial. Trata-se de temas e aplicações já muito presentes e que vêm sendo integrados à rotina do setor de usinagem, do meio acadêmico e da indústria metalmecânica em geral. 


De acordo com o que foi divulgado pelas instituições, a duração das bolsas de estudos é de 12 meses. Podem concorrer a elas, por exemplo, alunos de cursos de graduação ministrados em instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo.


Mais informações sobre as inscrições, que podem ser feitas até 15 de dezembro de 2023, podem ser obtidas pelo e-mail mbj@ipt.br, aos cuidados do pesquisador Mário Boccalini Jr.


 

Imagem: Kjpargeter, Freepik.

 

Conteúdo relacionado:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

 

#FAPESP #IPT #ManufaturaAditiva #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Manufatura aditiva nas ferramentarias é aposta da SKA

A empresa representa a norte-americana Markforged no Brasil e comercializa uma linha de equipamentos para impressão 3D industrial.

30/06/2025