A alemã Heimatec, fabricante de ferramentas acionadas para processos de usinagem, desenvolveu um modo de controle baseado na instalação de sensores nessas ferramentas, de forma que eles captem sinais e transmitam para um comando central informações sobre parâmetros de processo como velocidade de rotação, temperatura e nível de vibração. A solução, denominada heimatec.icosen, permite tornar cada vez mais digitais os processos executados em tornos e centros de usinagem, por exemplo.
A unidade sensora capta e transmite dados das ferramentas acionadas em tempo real, transmitindo as informações de medição por meio de protocolo padronizado, uma escolha que visa simplificar a integração na infraestrutura de fábrica. Os dados são retransmitidos via Bluetooth Low Energy (BLE) para a estação de monitoramento e podem então ser usados para atividades de avaliação e manutenção.
Os sensores podem ser úteis para operadores de máquinas, gestores de turnos ou engenheiros de manutenção, os quais passam a receber informações que permitem monitorar todas as unidades de ferramentas a partir de uma posição centralizada e obter informações a partir de relatórios de status, simplificando a tomada de decisões sobre quaisquer intervenções necessárias, incluindo o planejamento da manutenção.
As unidades sensoras recém-desenvolvidas ainda estão em fase de testes de campo e foram apresentadas na feira EMO, em Hannover (Alemanha), no final de setembro.
Imagem: heimatec
Leia também:
Cibersegurança, fundamental nos sistemas industriais
Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025