A Biolub (Sorocaba, SP) desenvolveu a linha Sintcool de fluidos para usinagem, que combina características vantajosas de diferentes tipos de lubrificantes industriais.
Baseada na tecnologia denominada “Neosintético”, a linha de produtos possui base sintética, porém, com aditivos encapsulados em nanoestruturas, o que lhe confere fluidez controlada, de modo a reduzir o consumo durante a usinagem e evitar o arraste excessivo de cavacos, eliminando desperdícios.

O desenvolvimento dos lubrificantes tem passado por estágios que incluíram os minerais solúveis, e os sintéticos, que inicialmente apresentavam problemas como o ressecamento de borrachas, o surgimento de dermatites nos operadores e a baixa taxa de lubricidade.
Há cinco anos a empresa iniciou a pesquisa para o lançamento da tecnologia patenteada dos lubrificantes “neossintéticos”, baseada no encapsulamento de aditivos na forma de nanopartículas, que impedem a adesão do fluido aos cavacos. Para isso, usou recursos de seus três laboratórios próprios (controle da qualidade, corrosão e pesquisa e desenvolvimento).
A tecnologia assegurou maior proteção anticorrosão aos lubrificantes, além de reduzir a necessidade do uso de aditivos externos, não causar danos à pele dos operadores e evitar o mau cheiro decorrente da degradação.
O portfólio de produtos da Biolub é composto também por versões como o Lubstamp, para processos de estampagem.
Informações sobre a linha completa, com extensas fichas técnicas, podem ser encontradas no site da empresa, que oferece ainda uma planilha gratuita para o gerenciamento de óleos solúveis, visando evitar a ocorrência de dermatites em colaboradores.
Também estão disponíveis diversos laudos que contemplam biodegradabilidade, irritabilidade dérmica, rigidez dielétrica e análise de fenol e nitrito.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Biolub
Leia também:
Digitalização de projetos e fabricação poderá se tornar mais acessível
CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica integra o ultrassom ao processo, para obter componentes usinados ainda mais precisos.
01/12/2025