A SKA, fornecedora de sistemas para digitalização de projeto e de processos industriais, vai promover no dia 4 de outubro um videocast abordando os temas “O que esperar do mundo CAD em 2024, novidades Solidworks e tendências para sua engenharia". O

 

O evento será conduzido por Nicolas Resende Rossetto, head de engenharia de aplicações da SKA, que coordena a equipe responsável por apresentar e validar o Solidworks e a plataforma PLM 3DExperience, integrando-os com outros sistemas da SKA empregados na digitalização da engenharia em empresas do setor metalmecânico, incluindo as usuárias de software para fabricação a partir de chapas e tubos metálicos.

 

Participarão como convidados Higor Gaudêncio, Paulo Costa e Vinícius de Oliveira, todos da equipe de engenharia de aplicações da SKA, cujas ferramentas têm habilitado a transformação digital dos processos de engenharia de empresas como a Marcopolo (Caxias do Sul, RS).

 

Transformação digital na Marcopolo

 

O gerente comercial da SKA, Felipe Schiehll, comentou que a SKA acompanha a evolução da Marcopolo desde os sistemas 2D, passando pelo 3D com o software Solidworks e chegando até a etapa atual com a solução Catia, disponível dentro da  plataforma 3DExperience, distribuída pela SKA no Brasil.

 

O engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Douglas Gomes, destacou que, atualmente, cerca de 177 colaboradores já estão habilitados e utilizam a plataforma 3DExperience e o software Catia no setor de projetos da multinacional. Douglas reforça que a Marcopolo está trabalhando na exportação de dados e informações da plataforma para a produção, assim como na integração entre setores.

 

Também engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Andreis Luvizon da Silva contou que há alguns anos a empresa começou a desenvolver um novo modelo de carroceria, o G8, e que, a partir disso, foi identificada a necessidade de um salto tecnológico no setor de projetos: “Buscamos a plataforma 3DExperience e a utilização interna do Catia para trazer mais qualidade ao nosso projeto. Fizemos toda a montagem, o nosso digital mockup unit (DMU), enxergando todo o projeto dentro do software. Isso nos incentivou a dar o próximo passo e implementar toda a ferramenta”, comentou.

 

O case de transformação digital da Marcopolo foi apresentado no SimpósioSAE Brasil de Mobilidade Urbana, realizado em agosto, em Caxias do Sul (RS).

 

 

Imagens: SKA

 

Leia também:

 

Avaliação gratuita de cibersegurança para a indústrias

 

BLM atualiza software para programação de curvadora de tubos

 

 

#SKA

#CAD



Mais Notícias PI



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025