A SKA, fornecedora de sistemas para digitalização de projeto e de processos industriais, vai promover no dia 4 de outubro um videocast abordando os temas “O que esperar do mundo CAD em 2024, novidades Solidworks e tendências para sua engenharia". O
O evento será conduzido por Nicolas Resende Rossetto, head de engenharia de aplicações da SKA, que
coordena a equipe responsável por apresentar e validar o Solidworks e a plataforma PLM 3DExperience, integrando-os com outros sistemas da SKA empregados na digitalização da engenharia em empresas do setor metalmecânico, incluindo as usuárias de software para fabricação a partir de chapas e tubos metálicos.
Participarão como convidados Higor Gaudêncio, Paulo Costa e Vinícius de Oliveira, todos da equipe de engenharia de aplicações da SKA, cujas ferramentas têm habilitado a transformação digital dos processos de engenharia de empresas como a Marcopolo (Caxias do Sul, RS).
Transformação digital na Marcopolo
O gerente comercial da SKA, Felipe Schiehll, comentou que a SKA acompanha a evolução da Marcopolo desde os sistemas 2D, passando pelo 3D com o software Solidworks e chegando até a etapa atual com a solução Catia, disponível dentro da plataforma 3DExperience, distribuída pela SKA no Brasil.
O engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Douglas Gomes, destacou que, atualmente, cerca de 177 colaboradores já estão habilitados e utilizam a plataforma 3DExperience e o software Catia no setor de projetos da multinacional. Douglas reforça que a Marcopolo está trabalhando na exportação de dados e informações da plataforma para a produção, assim como na integração entre setores.
Também engenheiro de desenvolvimento de software da Marcopolo, Andreis Luvizon da Silva contou que há alguns anos a empresa começou a desenvolver um novo modelo de carroceria, o G8, e que, a partir disso, foi identificada a necessidade de um salto tecnológico no setor de projetos: “Buscamos a plataforma 3DExperience e a utilização interna do Catia para trazer mais qualidade ao nosso projeto. Fizemos toda a
montagem, o nosso digital mockup unit (DMU), enxergando todo o projeto dentro do software. Isso nos incentivou a dar o próximo passo e implementar toda a ferramenta”, comentou.
O case de transformação digital da Marcopolo foi apresentado no SimpósioSAE Brasil de Mobilidade Urbana, realizado em agosto, em Caxias do Sul (RS).
Imagens: SKA
Leia também:
Avaliação gratuita de cibersegurança para a indústrias
BLM atualiza software para programação de curvadora de tubos
#SKA
#CAD
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026