Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2023 será realizado o programa Expert Training – Certificação em indústria 4.0 no Brasil, o qual consiste em treinamentos para empresas do setor metalmecânico que já estão conduzindo projetos de digitalização de seus parques fabris e/ou que visam realizar trabalhos neste sentido em suas linhas de produção.


A VDI Brasil e o I40MC – Centro de Maturidade de Indústria 4.0 da Universidade de Aachen (Industrie 4.0 Maturity Center), na Alemanha, formaram uma parceria para promover a primeira edição deste programa no País, que terá formato presencial e que vai acontecer no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) das 8 às 17 horas, nos três dias.


Este treinamento contará com sessões nas quais serão abordados os fundamentos teóricos sobre a indústria 4.0, bem como o uso de dados provenientes do Índice de Maturidade da Indústria 4.0 (Acatech) – National Academy of Science and Engineering – na criação de projetos voltados para a transformação digital de empresas como, por exemplo, prestadores de serviços que realizam a estampagem de chapas metálicas.


Além disso, farão parte do escopo do programa, conforme foi informado à imprensa, estudos de caso, o que incluirá tópicos sobre a importância do engajamento em projetos de digitalização de parques fabris, conhecimento sobre tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0 e coleta, bem como compartilhamento, de dados provenientes de processos produtivos, entre outros temas.


Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas nesta página. O hub de feiras e eventos da Corte e Conformação de Metais também traz informações sobre congressos e cursos do setor metalmecânico.


 

Imagem: VDI Brasil e I40MC/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Enqualab terá nova edição no Grande ABC

 

Soldagem a laser na produção de motores elétricos

 

Realidade virtual mostra como agem os gases na soldagem

 

#VDIBrasil #I40MC #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Eventos e cursos do setor metal mecânico para 2026

Feiras de máquinas, aços e metalurgia serão realizadas em São Paulo. A Firjan SENAI abriu inscrições para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.

24/11/2025


Corte a laser será tema de treinamento gratuito

Em dezembro a Tavi Máquinas vai realizar um treinamento sobre operação e manutenção de máquinas industriais em SP.

24/11/2025


Prêmio Kaizen Inovação reconhece a competência de ferramentarias

Iniciativa da AOTS Brasil vai reverenciar o trabalho de ferramentarias que passaram por programa de capacitação visando atuação no setor automotivo.

24/11/2025