A Polimeter (Cotia, SP), com atuação no setor de equipamentos para ensaios não destrutivos (END), lançou recentemente uma linha de máquinas para ensaios por partículas magnéticas. Elas são indicadas para a inspeção de tubos metálicos, bem como de peças fabricadas a partir de corte, estampagem, conformação e soldagem de chapas e perfis.
Os equipamentos foram projetados para detectar trincas, fissuras e/ou descontinuidades superficiais eventualmente presentes em, por exemplo, tubulações, juntas soldadas e peças submetidas a processos típicos do setor metalmecânico, tais como dobramento e usinagem.

A nova série de equipamentos, de acordo com informações fornecidas por membros da equipe da companhia, consiste em versões horizontais e verticais, que contam com sistema de magnetização por corrente elétrica alternada (CA) ou contínua (CC) (ou AC/DC, do inglês alternating current/direct current) de meia onda ou onda completa.
Os recursos das máquinas consistem em sistemas de magnetização por técnicas de contato direto, condutor central, eletroímãs e bobina. Além disso, ainda de acordo com a empresa, os equipamentos podem operar integrados a linhas de produção de tubos e outros tipos de peças feitas de materiais ferromagnéticos, e eles podem ser customizados conforme a necessidade dos clientes.
A companhia também fornece acessórios para sistemas de ensaios não destrutivos e serviços de assistência técnica local. Uma das fases do lançamento dos equipamentos aconteceu na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, que foi realizada em outubro último, na cidade de São Paulo (SP).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4612-0699 ou pelo e-mail polimeter@polimeter.com.br.
Imagem: Polimeter
Leia também:
Tampas elásticas para proteção de tubos metálicos
#END #Polimeter #Inspeção #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025