A Sandvik Coromant, empresa pertencente ao grupo industrial homônimo, com matriz na Suécia e subsidiária brasileira em Jundiaí (SP), desenvolveu uma ferramenta para fresamento que é recomendada para a usinagem de materiais dos grupos ISO K (predominantemente, ferro fundido) e ISO P, em que predominam os aços. Ambos os grupos são usados para a fabricação de peças e componentes para veículos, por exemplo.

 

Sandvik lançou uma ferramenta de fresamento que é indicada para dar acabamento fino a peças usinadas

Trata-se da fresa CoroMilll MF80 (foto), que apresenta pastilhas com oito arestas de corte e cujo design foi concebido para otimizar a saída do cavaco, o que consiste em um sistema de proteção contra o acúmulo de material subtraído. A ferramenta é indicada para a execução de trabalhos de faceamento de superfícies que requeiram acabamento fino.


A companhia divulgou que o novo equipamento pode operar em ângulo de 90 graus, o que permite que ele trabalhe próximo ao seu dispositivo de fixação de forma bastante estável. Além disso, foi informado à imprensa que esta ferramenta é 40% mais leve que a fresa CoroMill 345, a qual pertence ao portfólio da Sandvik, e que serviu de base para o desenvolvimento do projeto da MF80.  

 

Outro detalhe, ainda de acordo com a empresa, é que a inclinação da aresta de corte da nova fresa possibilita a realização de faceamento suave, com baixa força de corte, o que proporciona vantagens na fabricação de peças com paredes de espessura fina, entre outras.

 

Nova fresa da Sandvik chega ao mercado

Vida útil mais longa

A Sandvik divulgou à imprensa que a fresa CoroMill MF80 foi submetida a testes de desempenho feitos a partir de operações de fresamento e desbaste de cantos, para comparação com uma ferramenta similar pertencente a outra marca.


Alguns dados obtidos a partir dos ensaios são mencionados a seguir: a vida útil da fresa MF80 aumentou em 67% em relação à sua concorrente; houve aumento de 60% da produtividade ao se usar a ferramenta mencionada, a qual possibilitou a usinagem de 15 peças contra 9 processadas com a fresa da marca concorrente em um processo que durou cerca de 40 minutos. 


 

Mais informações podem ser obtidas no site da companhia.


 

Imagens: Sandvik Coromant 


 

 

Confira mais notícias:

 

Resfriamento direto na usinagem de alumínio

 

Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio

 

#Fresa #SandvikCoromant #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



Gravomark lança sistema de gravação a laser com visão computacional

A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.

17/04/2025


Fábrica da CAOA receberá mais de 165 robôs

Aquisição de robôs para montagem, soldagem e pintura fazem parte dos investimentos de R$ 3 bilhões da montadora, com sede em Anápolis (GO).

04/04/2025


Metalpó investe em capacidade produtiva e ESG

Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.

10/03/2025