
Denominado Cool Injection, o método patenteado pela empresa direciona o fluido refrigerante através de um canal existente na pastilha de diamante policristalino (PCD), de modo que ele seja depositado exatamente abaixo do cavaco que está sendo gerado no processo de corte (imagem ao lado).
Para introduzir a novidade no mercado, a Lach Diamant levou uma fresa monobloco em PCD para usinagem de alumínio em alta velocidade equipada com o sistema Cool Injection de resfriamento ao evento AMB, uma feira internacional de metalmecânica realizada entre 13 e 17 de setembro em Stuttgart (Alemanha).
A empresa já havia recebido em 2004 o Prêmio de Inovação Hessian, pelo desenvolvimento da tecnologia de usinagem de componentes de alumínio com o uso da fresa PCD, que agora recebeu o recurso de resfriamento feito diretamente no interior da pastilha.
O sistema Cool I
njection trabalha com diferentes tipos de líquido refrigerante, incluindo óleo, emulsões ou fluido criogênico, garantindo a usinagem segura, controlada e eficiente do alumínio, especialmente na indústria automobilística e seus fornecedores. Comunicados de imprensa da empresa afirmam ainda ser possível obter perfeito acabamento para as peças, além de uma redução do tempo de ciclo de 50%.
Imagens: Lach Diamant
Leia também:
Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem
Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio
#usinagemdealumínio
Mais Notícias MM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
As características de equipamentos de usinagem convencionais e os dotados de sistema CNC estão entre os temas tratados no livro.
10/12/2025
As pequenas e médias indústrias se consolidam como uma ferramenta de manutenção e crescimento do mercado nacional, desempenhando um papel relevante na geração de empregos e no fomento à inovação.
10/12/2025