A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da suíça Blaser Swisslube, que tem subsidiária brasileira em Santo André (SP), desenvolveu em parceira com o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) um sistema de testes aplicado à análise do desempenho de fluidos de corte que permite a visualização de imagens do processo de usinagem sob alta velocidade.

 

A ideia de registrar em vídeo, com imagens de alta precisão, os detalhes do processo de usinagem, a formação de cavacos e o comportamento do fluido de usinagem surgiu durante um projeto conjunto da empresa com a ETH, cabendo à equipe de P&D da Blaser o seu planejamento e implementação. Uma câmera de alta velocidade com uma macro objetiva posicionada atrás de um anteparo de vidro (foto à direita), de forma a isolar o fluido, registrou imagens nítidas e precisas durante o processo de usinagem durante o teste, em que foi usada uma fresa de metal duro afiada e com ângulo de ataque de 0°.

 

 

As imagens mostram de forma perfeita o momento em que a fresa libera o cavaco de latão (foto à esquerda) e permitem a visualização da atuação do fluido Synergy 735, da Blaser, usado nos testes. Ele envolve o cavaco que gira em seu próprio eixo, exatamente no ponto em que há maior concentração de calor, turvando-se e liberando uma fase mais oleosa, que cria uma espécie de emulsão mais lubrificante. A análise detalhada tem por objetivo aprimorar as formulações de fluidos de corte, mas revelaram de forma precisa como eles atuam no processo.


 

Ao retornar à temperatura normal, o fluido utilizado no teste volta a ficar transparente, mantendo a máquina limpa e permitindo uma visão clara da operação de usinagem. As imagens estão disponíveis no vídeo abaixo, disponível no Youtube:

 


 

Para medir o desgaste, uma câmera microscópica foi programada para captar automaticamente imagens da placa giratória a cada dois minutos. "O desgaste das ferramentas impacta o resultado econômico de um processo. Com nossas novas capacidades de medição, conseguimos captar dados relevantes diretamente da máquina", explicou Linus Meier, especialista em tribologia na Blaser Swisslube. Graças ao fluxo otimizado de dados, é possível ajustar os fluidos no laboratório de forma mais rápida e simples.

 

O Centro de Tecnologia da Blaser Swisslube conta hoje com quatro centros de usinagem e uma retificadora de última geração em uma área de mais de 1.500 metros quadrados dedicados à pesquisa. Nele são testados novos desenvolvimentos e as situações de trabalho dos clientes são recriadas em simulações realistas, enquanto instrumentos de medição de alta precisão garantem a interpretação correta dos dados obtidos nos testes.

 

No desenvolvimento dos fluidos de corte são combinados mais de uma dezena de ingredientes como óleos, emulsificantes e aditivos, de modo que eles atuem como uma ferramenta líquida capaz de otimizar todo o processo de produção, em um processo que envolve conhecimento da sua formulação química combinada com o profundo entendimento das tecnologias usadas na usinagem.


 

Imagem: Blaser


 

Leia também:

 

Impressão 3D e soldagem combinadas na fabricação de peças metálicas

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem


 

#BlaserSwisslube



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024