A norte-americana Widia lançou uma linha de ferramentas do tipo “quebra cavaco” desenvolvida para a usinagem de alumínio e demais materiais não ferrosos.
A nova pastilha de torneamento, projetada com geometria AL – especial para a usinagem de alumínio – classe ISO, é recomendada para operações de usinagem intermediária e de acabamento, e está disponível em duas categorias: em metal duro microfino sem revestimento (WU10HT) ou com revestimento por deposição física de vapor (PVD) de AlTiN (WU05PT). Cada uma delas estará disponível em formatos convencionais como C, D, R, T e V.
De acordo com informações da empresa, as novas ferramentas possuem uma aresta de corte altamente polida, que melhora o fluxo de cavacos, resultando em maior produtividade por dispensar a remoção manual dos cavacos após o corte. Um dos modelos, para usinagem periférica, tem uma aresta mais afiada, visando aumentar a precisão geral da ferramenta e reduzir as forças de corte necessárias. A melhora de desempenho resulta também em menos tempo dedicado às operações de rebarbação e outros tipos de acabamento das peças usinadas.
Foto: Widia
Conteúdo relacionado:
Retificação de médias e grandes séries
Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas
#quebracavacos
#usinagemdealumínio
#Widia
Mais Notícias MM
A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.
28/07/2025
A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.
28/07/2025
Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.
28/07/2025