A norte-americana Widia lançou uma linha de ferramentas do tipo “quebra cavaco” desenvolvida para a usinagem de alumínio e demais materiais não ferrosos.

 

A nova pastilha de torneamento, projetada com geometria AL – especial para a usinagem de alumínio – classe ISO, é recomendada para operações de usinagem intermediária e de acabamento, e está disponível em duas categorias: em metal duro microfino sem revestimento (WU10HT) ou com revestimento por deposição física de vapor (PVD) de AlTiN (WU05PT). Cada uma delas estará disponível em formatos convencionais como C, D, R, T e V.

 

De acordo com informações da empresa, as novas ferramentas possuem uma aresta de corte altamente polida, que melhora o fluxo de cavacos, resultando em maior produtividade por dispensar a remoção manual dos cavacos após o corte. Um dos modelos, para usinagem periférica, tem uma aresta mais afiada, visando aumentar a precisão geral da ferramenta e reduzir as forças de corte necessárias. A melhora de desempenho resulta também em menos tempo dedicado às operações de rebarbação e outros tipos de acabamento das peças usinadas.


 

Foto: Widia



 

Conteúdo relacionado:

 

Retificação de médias e grandes séries

 

Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas


 

#quebracavacos

#usinagemdealumínio

#Widia



Mais Notícias MM



Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril

A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.

02/06/2025


Mais recursos para a gestão das operações de usinagem

O SolidShop é uma suíte digital integrada para gestão e monitoramento de operações de usinagem, com foco em rastreabilidade e integração com sistemas industriais.

02/06/2025


O Uber da usinagem chega ao mercado

O Grupo Alltech lançou um modelo de máquina concebido para a prestação de serviços de usinagem no sistema “job fácil”, em que as empresas que precisam produzir podem encontrar máquinas disponíveis de forma remota.

19/05/2025