A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com escritório central no Rio de Janeiro (RJ), divulgou o novo Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás. Em sua 12ª edição, o boletim traz uma compilação de dados sobre o setor no Brasil e no mundo, referentes ao primeiro semestre de 2022. Entre eles estão informações fornecidas por diversas instituições ligadas ao ramo de petróleo e gás.
Algumas das informações constantes do estudo sugerem o surgimento de oportunidades para fornecedores de produtos e serviços voltados para a área de exploração e produção de petróleo como, por exemplo, empresas da cadeia metalmecânica. Isso inclui fornecedores de aços e fabricantes de tubos metálicos, bem como empresas especializadas no processamento e/ou manutenção de chapas e tubos metálicos – corte, conformação, estampagem, soldagem, revestimento protetivo, entre outros.

De acordo com o boletim, o investimento em áreas de exploração de petróleo pode chegar aos R$ 406 milhões devido à abertura de oferta de concessão realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no primeiro semestre deste ano. Além disso, foi divulgado que uma unidade de produção de Diesel S-10 e de querosene para a área de aviação será construída no município de Paulínia (SP), resultado de um acordo estabelecido entre a Petrobras e o Consórcio Toyo Setal.
No que diz respeito ao setor de gás natural liquefeito (GNL) no Brasil, a nova edição do boletim traz informações sobre algumas parcerias que promoverão o fornecimento de gás para parques industriais, como é o caso de empresas situadas na região Nordeste que firmaram um acordo que tem como uma de suas premissas a implantação de sistemas para o fornecimento de GNL para suas unidades fabris.
Esses e outros assuntos relacionados ao mercado global de petróleo e gás fazem parte da programação de um congresso que está sendo realizado esta semana, paralelamente à 20ª edição da feira Rio Oil & Gas, evento voltado para o setor de produção e distribuição de óleo e gás organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que acontece de 26 a 29 de setembro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com informações fornecidas à imprensa, o evento contará com apresentações e debates sobre diversos temas ligados à indústria de petróleo e gás, incluindo a influência do conflito entre Rússia e Ucrânia sobre este setor e tendências. Além disso, foi divulgado que serão realizadas rodadas de negócios.
Mais informações sobre o boletim podem ser obtidas no site da instituição. Interessados em participar da feira podem entrar em contato pelo telefone (21) 2112-1975.
Imagens: Pixabay e Freepik
Confira mais conteúdo:
Construção naval em aço responde às novas necessidades logísticas
Programa de inovação fomenta o desenvolvimento de produtos metálicos
#IndústriaÓleoGás #Pesquisa #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026