Hellen Souza, da redação

 

A Stopford (Manchester, Reino Unido), desenvolvedora de tecnologia verde, em parceria com a Universidade de Birmingham, recebeu financiamento do governo britânico para conceber um novo processo de reciclagem de resíduos plásticos mistos.

 

A tecnologia, denominada CircuPlast, usa água em estado supercrítico como solvente para permitir a reciclagem de resíduos plásticos mistos. Está no escopo do projeto o desenvolvimento de um protótipo em escala para testes, que será capaz de processar o equivalente a mais de 6 milhões de canudos plásticos por ano.

 

A água destinado ao processo, sob temperatura de 374,5°C e sob pressão de 220 bar, condições que caracterizam o estado supercrítico, propicia o ambiente ideal para dissolver e decompor misturas de resíduos plásticos de difícil reciclagem, convertendo-os em materiais de valor agregado a ser usado na fabricação de novos produtos.

A tecnologia representa a próxima geração de processos visando a substituir o uso generalizado de incineração e aterro para a eliminação de resíduos plásticos difíceis de reciclar, tendo em vista reduzir inclusive a exportação desse material, algo bastante comum em países desenvolvidos.

 

O projeto é apoiado pelo Smart Sustainable Plastics Packaging Challenge (SSPP, algo como Desafio para as Embalagens Plásticas Sustentáveis), um programa mantido pela agência de fomento UK Research and Innovation (UKRI, ou Pesquisa e Inovação do Reino Unido), iniciativa do governo britânico que apoia a realização do Pacto de Plásticos do Reino Unido, uma aliança criada para melhorar o gerenciamento de embalagens plásticas usadas no país.

 

O projeto colaborativo vai integrar a equipe do criador da tecnologia, Dr. Bushra Al-Duri, da Escola de Engenharia Química da Universidade de Birmingham, com colegas da Stopford para acelerar o desenvolvimento técnico e comercial do CircuPlast. Sobre o projeto, o pesquisador comentou: “Estou animado em entregar uma tecnologia avançada que ajuda a aliviar o problema global dos plásticos com uma abordagem ecologicamente correta e produtos de melhor qualidade, em colaboração sinérgica com nossos parceiros. Juntos, estamos ansiosos por futuros compromissos e oportunidades.”

 

A Universidade de Birmingham possui um programa chamado Enterprise, que ajuda os pesquisadores a transformar suas ideias em novos serviços, produtos e empresas que atendam às necessidades de mercado. Seu portfólio de tecnologias disponíveis para licenciamento pode ser visto em https://birmingham.portals.in-part.com/.


Imagem: Circuplast/Stopford
 

Conteúdo relacionado:

Iniciativa dedicada ao aprimoramento de resinas recicladas pós-consumo

Reciclagem química de plásticos avança na Europa



 

#reciclagemdeplásticos   #UniversidadedeBirmingham   #Stopford



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024