Os cuidados com higiene estão pautando muitas das atividades no ramo de plásticos, em decorrência das ações voltadas ao combate à Covid-19. Os produtos de higiene e limpeza estão hoje entre os que registram os maiores índices de aumento de consumo, levando a reboque toda a indústria de embalagens dedicada a eles.

 

Cápsulas de polipropileno para acondicionar produtos de limpeza concentrados

 

Alinhar essa necessidade com conceitos de sustentabilidade e consumo mais racional levou a fornecedora de produtos de limpeza YVY a desenvolver uma linha de produtos concentrados, acondicionados em cápsulas de polipropileno fabricadas por injeção. Elas têm capacidade cúbica de 40 mL e apresentam diâmetro de 55 mm, altura de 70 mm e parede com espessura de 1,3 mm, bem como peso de 11 g, e são comercializadas em kits contendo de nove até 28 unidades. Desinfetantes, desengordurantes, sabões para lavagem de roupas e louças estão entre os produtos que podem compor o kit. A empresa desenvolveu ainda frascos duráveis, feitos de PET e equipados com aspersores, para que os consumidores diluam e apliquem os produtos em casa. O sistema de comercialização também é inovador, por encomenda online ou por telefone, e o consumidor pode optar por assinaturas mensais para recebimento dos kits em casa. O isolamento exigido pelas políticas públicas de combate à Covid-19, por sinal, provocou aumento da demanda e alterações nos prazos de entrega, como explicado no site da empresa.

 

Reciclagem na pauta

A YVY desenvolveu um programa de reciclagem das cápsulas após o seu uso, as quais são submetidas à moagem. A partir daí, os grânulos obtidos são destinados à confecção de novos recipientes. A devolução das cápsulas pode ser feita pelos clientes por meio de serviços de correio. 

 

Embalagens de produtos de limpeza são recicladas após uso

 

De acordo com Marcelo Ebert, CEO e co-fundador da companhia, são vendidas mensalmente cerca de 30 mil unidades, ao passo que o índice de retorno das embalagens é de aproximadamente 5%. Ele também disse que estão sendo realizados testes que consistem na adição de matéria-prima reciclada a resinas de PP virgem, que poderão ser usadas na fabricação de outros produtos. “Em relação ao processo de devolução das cápsulas, elas podem ser destinadas também para a coleta seletiva, caso o cliente não consiga mandar via Correios. Por conta do formato concentrado, a embalagem contém dois terços a menos de plástico em comparação aos produtos de limpeza convencionais”, acrescentou.

 

A companhia pretende estabelecer parcerias com empresas que atuam no ramo de plásticos para o desenvolvimento de produtos, embalagens e processos. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail yvy@yvybrasil.com.


 

Fotos: YVY


 

Conteúdo relacionado:

Estudo aponta tendências para o mercado de embalagens rígidas

Aditivos compatibilizantes para plásticos reciclados

 

#Produtosdelimpezaconcentradosemembalagensdepolipropileno #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024