A companhia de origem belga Solvay e a norte-americana Trillium Renewable Chemicals anunciaram a assinatura de uma carta de intenção para desenvolver a cadeia de suprimento de acrilonitrila de base biológica (bio-ACN).

Os termos do acordo prevêem que a Trillium fornecerá o bio-ACN à Solvay, que avaliará a possibilidade de usá-lo na fabricação de fibra de carbono, como parte de seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Dentre os possíveis segmentos usuários dessas fibras estão o aeroespacial, automotivo, energia e bens de consumo. 

 

A acrilonitrila é um produto químico intermediário normalmente composto por matéria-prima de origem fóssil, enquanto o processo da Trillium para a obtenção do bio-ACN se baseia em matérias-primas à base de plantas, com menor pegada de carbono.

 

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Trillium, que se alinha bem ao nosso compromisso Solvay One Planet de mais que dobrar nossa receita com base em materiais renováveis ou reciclados até 2030”, comentou Stephen Heinz, chefe de pesquisa e inovação de compósitos da Solvay.




 

Conteúdo relacionado:

PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes

Três vezes mais bioplásticos


 

#SolvayTrillium #acrilonitrila



Mais Notícias PI



Inscrições para o International Award 2026 começam em março

No evento promovido pelo Think Plastic Brazil serão realizadas premiações para empresas do setor de plásticos em diferentes categorias.

03/03/2026


Indústria de autopeças adere ao uso de compostos com carga de madeira

Carga técnica de madeira fornecida pela Pinhopó passou a ser usada na formulação de compostos para produção de painéis automotivos internos.

03/03/2026


Aditivo equilibra o grau de deslizamento de resinas PCR

Tecnologia que estabiliza o coeficiente de fricção em filmes produzidos com resina reciclada é finalista em premiação europeia de sustentabilidade.

03/03/2026