A companhia de origem belga Solvay e a norte-americana Trillium Renewable Chemicals anunciaram a assinatura de uma carta de intenção para desenvolver a cadeia de suprimento de acrilonitrila de base biológica (bio-ACN).

Os termos do acordo prevêem que a Trillium fornecerá o bio-ACN à Solvay, que avaliará a possibilidade de usá-lo na fabricação de fibra de carbono, como parte de seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Dentre os possíveis segmentos usuários dessas fibras estão o aeroespacial, automotivo, energia e bens de consumo. 

 

A acrilonitrila é um produto químico intermediário normalmente composto por matéria-prima de origem fóssil, enquanto o processo da Trillium para a obtenção do bio-ACN se baseia em matérias-primas à base de plantas, com menor pegada de carbono.

 

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Trillium, que se alinha bem ao nosso compromisso Solvay One Planet de mais que dobrar nossa receita com base em materiais renováveis ou reciclados até 2030”, comentou Stephen Heinz, chefe de pesquisa e inovação de compósitos da Solvay.




 

Conteúdo relacionado:

PET de origem vegetal na fabricação de garrafas para refrigerantes

Três vezes mais bioplásticos


 

#SolvayTrillium #acrilonitrila



Mais Notícias PI



Curso de mecânico de sopradoras segue com inscrições abertas

A Escola LF vai realizar um treinamento presencial que terá módulo sobre o comportamento de resinas durante o processamento por sopro.

29/09/2026


Avantium inicia a produção de FDCA

A desenvolvedora holandesa de biopolímeros anunciou a conclusão do primeiro lote de ácido furandicarboxílico (FDCA) em sua fábrica em Delfzijl.

29/09/2026


Aditivo livre de PFAS foi lançado pela Avient

Tecnologia de barreira a substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS) para fabricação de frascos por extrusão e sopro chega ao mercado.

29/09/2026