Está acontecendo esta semana, até o dia 16, a 27ª edição da Fakuma, feira alemã de tecnologia para o setor de plásticos, especialmente voltada para o segmento de injeção. Termômetro do desenvolvimento e das expectativas do mercado de transformação, o evento é realizado na cidade de Friederichshafen, em uma região próxima às fronteiras da Alemanha, Suíça e Áustria, concentrando por isso os desenvolvedores europeus de tecnologia de ponta para os equipamentos e sistemas voltados para a manufatura de plásticos.

 

Os produtos e serviços oferecidos durante a Fakuma são um retrato das novas abordagens e soluções para questões como transformação digital, sustentabilidade, proteção ambiental, reciclagem e economia circular. “Os expositores estão cada vez mais ansiosos para lidar com a imagem atualmente negativa que, infelizmente, está associada aos plásticos”, disse Annemarie Schur, gerente de projeto da feira. Por isso a reciclagem e a transformação de uma economia linear para uma economia circular estão na agenda de muitas empresas e a oferta da feira este ano está ligada a este aumento de consciência quanto à reciclabilidade, ciclos de vida e design de produtos tendo em vista a sua destinação pós-uso.

 

Um sinal da resposta às novas necessidades da indústria é o lançamento dos masterbatches de base biológica da alemã Granula, desenvolvidos para atender a rígidos requisitos de biodegradabilidade e compostabilidade de acordo com a norma EN 13432. A linha é voltada para clientes que desejam certificar seus produtos de acordo com padrões de compostagem doméstica e industrial. A empresa também se especializou em desenvolver masterbatches tendo materiais reciclados pós-consumo (PCR) como material de base.

 

Acompanhe aqui nos próximos dias mais algumas das novidades apresentadas na Fakuma.

 

Fotos: Fakuma / Granula


 

Conteúdo relacionado:

 

Evento online sobre reciclagem acontece em novembro

Evento sobre exportação de transformados plásticos tem data confirmada

 

#Fakuma



Mais Notícias PI



Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

Entidades formaram parceria para reciclar espumas de poliuretano provenientes de colchões descartados.

20/10/2021


Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos

Empresa chilena desenvolvedora de bioplásticos desembarca no Brasil propondo a parceria com transformadores para a fabricação de embalagens biodegradáveis.

19/10/2021


Plástico de engenharia substitui metal na estrutura de teto panorâmico

Material desenvolvido pela Basf proporciona alta estabilidade dimensional para peças grandes , sendo uma alternativa para componentes estruturais de tetos panorâmicos de veículos, reduzindo em até 60% do peso do conjunto.

19/10/2021