A fornecedora de aços Usiminas passou a fabricar em sua unidade situada em Cubatão (SP) duas novas linhas de chapas metálicas obtidas por laminação a quente que possuem propriedades de alta resistência mecânica e à abrasão.

Uma das séries se chama RAVUR 400 HR, a qual consiste em ligas indicadas para a fabricação de peças para máquinas agrícolas como, por exemplo, componentes para colheitadeiras de grãos, assim como de implementos rodoviários e caçambas para veículos pesados.
Há também a linha USILN 1000 MC, que conta com aços com ultra-alta resistência mecânica e que podem ser utilizados na construção de peças estruturais como torres de guindastes, chassis e fueiros – estruturas comumente usadas para transportar cargas com longo comprimento, tais como madeira ou cana-de-açúcar.
Em comunicado à imprensa, a companhia informou que os testes de aprovação dos novos aços realizados por alguns de seus clientes foram concluídos no final do ano passado. “Com esse desenvolvimento, a Usiminas se posiciona como a única produtora nacional de aços antiabrasivos e de ultra-alta resistência mecânica na linha de laminados a quente”, comentou Rinaldo Machado, diretor executivo de vendas da empresa.
Segundo ele, o desenvolvimento das duas linhas de ligas metálicas é parte de um trabalho que envolveu a expansão de produtos fabricados no Brasil que atendam à demanda do setor do agronegócio e da indústria. “São áreas com muito potencial para as quais temos dedicado um trabalho forte das nossas equipes de vendas, qualidade e desenvolvimento”, complementou.
A companhia também informou que a prioridade em um primeiro momento é produzir os novos aços em sua unidade fabril de Cubatão, a qual possui equipamentos de laminação a quente de tiras metálicas que atendem aos requisitos de fabricação de metais para os segmentos mencionados acima.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também a oferta de máquinas de corte a laser de chapas ou de tubos metálicos, bem como de prensas e muitos outros equipamentos em nossos guias.
Imagem: Equipamentos de laminação a quente de ligas metálicas da Usiminas serão usados para a fabricação de duas novas linhas de aço de alta resistência. Foto: Ian Lopes.
Reportagens similares:
Consórcio desenvolve equipamento para medição em nível nanométrico
Nova fábrica de embalagens metálicas no Brasil
#Usiminas #NovosAçosdeAltaResistência #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026