Um consórcio que permitirá a ampliação da prestação de serviços especializados voltados para a cadeia produtiva do ramo de plásticos, impressão 3D e de automação de parques fabris foi consolidado por quatro empresas que atuam na área de manufatura aditiva e de desenvolvimento de softwares.

 

Empresas do ramo de manufatura aditiva se unem para prestar serviços

 

As companhias envolvidas nessa parceria são as estadunidenses Morf3D, Evolve Additive Solutions e Sintavia, que são prestadoras de serviços de engenharia para o segmento de manufatura aditiva, e a também norte-americana Siemens Digital Industries Software, desenvolvedora de programas computacionais que servem como ferramentas para projetos e/ou simulações de operações industriais.

 

 

A iniciativa terá como objetivo principal o fornecimento de suporte técnico para projetos que abranjam a fabricação de produtos por manufatura aditiva, e também incluirá programas de consultoria para uso de matéria-prima e melhoria de processos, assistência técnica para equipamentos como, por exemplo, impressoras 3D, além de treinamento.

 

 

Esses trabalhos também têm como premissa a integração de maquinário e tecnologias que possibilitem a otimização de processos no chão de fábrica, sendo indicados para a modernização de linhas de produção compostas por injetoras, extrusoras, robôs e sistemas de sensores industriais.



 

 

“Essas parcerias nos ajudam a permitir que os clientes não apenas desenvolvam protótipos, mas que fabriquem produtos inovadores em grande escala para atender às demandas atuais do mercado”, comentou Aaron Frankel, vice-presidente do programa de manufatura aditiva da Siemens Digital Industries Software. Ainda não há previsão sobre as possibilidades de consolidação de parcerias com empresas do ramo de manufatura aditiva situadas em outros países.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também nossos guias de equipamentos para impressão 3D e artigos técnicos que abordam os recentes desenvolvimentos nesta e em outras áreas do segmento de plásticos.


 

 

Imagem: Siemens

 

 

Conteúdo relacionado:

Plataformas digitais industriais serão fornecidas no Brasil

Novo programa de inteligência artificial para a indústria


 

 

#Siemens #Morf3D #EvolveAdditiveSolutions #Sintavia #ManufaturaAditiva #Plásticos



Mais Notícias PI



Padronização pode promover o uso de gêmeos digitais na indústria

Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.

13/02/2026


Reciclagem mecânica de plásticos avança no Brasil

A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.

13/02/2026


Sāco conquista selo de sustentabilidade da EcoVadis

A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.

13/02/2026