A Lindner (Áustria) desenvolveu em parceria com a Procter & Gamble a tecnologia Flexloop, um processo para reciclagem mecânica de plásticos que incorpora uma etapa adicional de limpeza baseada em solventes. Esta etapa remove substâncias indesejadas, conhecidas como NIAS (non-intentionally added substances, ou substâncias não intencionalmente adicionadas), incluindo pesticidas, ftalatos, dioxinas, resíduos orgânicos, odores, adesivos e tintas de impressão, sem degradar a estrutura dos polímeros. O Flexloop pode ser integrado a linhas de lavagem e reciclagem já existentes.

 

A empresa, que tem sua subsidiária LATAM em São Paulo (SP), anunciou que o processo Flexloop responde aos desafios da reciclagem de plásticos pós-consumo, especialmente dos materiais mistos que causam contaminação durante a coleta. A tecnologia expande o conceito tradicional da reciclagem mecânica, ao incluir um solvente que promove a remoção eficiente de contaminantes. Isso permite que o material reciclado atenda não apenas aos requisitos legais, mas também às especificações das grandes marcas, permitindo seu uso em aplicações como embalagens para cosméticos e produtos de cuidado pessoal.

 

Em comunicado de imprensa, a Lindner informou que além de permitir a produção de resinas recicladas de alta qualidade para filmes flexíveis e agrícolas, o Flexloop reduz significativamente os custos de capital e operação quando comparado com a reciclagem química: “a modularidade do equipamento facilita sua adaptação em infraestruturas já existentes, permitindo melhorar a qualidade dos materiais reciclados”.


 

A tecnologia foi apresentada durante a feira K 2025, realizada no mês de outubro, na Alemanha.


 

Confira outros lançamentos anunciados na feira na seção K 2025 do portal da Plástico Industrial.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

Imagem: Lindner


 


 

Leia também:

 

Recy-Plastech está de volta com programação renovada

 

Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas


 


 


 



Mais Notícias PI



Semiacabados e peças técnicas

Matrizaria própria, laboratório técnico e capacidade de processamento de commodities até grades especiais de plásticos de engenharia são alguns dos ativos da Travi.

14/11/2025


Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

11/11/2025


Parceria no desenvolvimento de retardantes de chama mais sustentáveis

Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.

11/11/2025