Adalberto Rezende, da redação.


Uma parceria entre o Grupo Laprosolda (Uberlândia, MG) e a Hexagon, com matriz na Suécia e escritório em São Paulo (SP), levou à realização de um estudo de soldagem que teve como objetivo a união de chapas de aço A131 sem danificar a pintura externa de uma caçamba submetida a ambiente portuário.


O principal desafio consistiu no controle da temperatura das chapas durante a soldagem de maneira a não ultrapassar 130 ºC, preservando assim o revestimento externo da caçamba. Entre os parâmetros referentes ao estudo estão: corrente de 72 A, tensão de 21 V, espessura das chapas de 19 mm, fabricadas em aço ASTMA131, velocidade de soldagem de 15,6 cm/min e resistência térmica do revestimento externo da caçamba de 130 ºC. 


O projeto teve como etapas iniciais a realização de simulações de soldagem, as quais foram conduzidas pelas instituições envolvidas a partir do uso de softwares da família Simufact Welding, que integra o portfólio da Hexagon.  


Júlia Pinatti, pesquisadora do Grupo Laprosolda, e Marcela Vieira, engenheira de aplicação da Hexagon, que forneceram informações à reportagem da Corte e Conformação de Metais, comentaram sobre os processos que permearam este estudo de caso. De acordo com as especialistas, foram realizadas simulações que envolveram a análise de soldagem multipasse, avaliação da propagação do calor decorrente da soldagem na superfície das chapas e o comportamento do cordão de solda.


 

Resultados obtidos

 

Pelas análises realizadas, conforme as informações fornecidas por Júlia e Marcela, foram selecionados 14 nós na superfície externa das chapas analisadas neste estudo, bem como foram constatadas as temperaturas de pico durante a soldagem. A partir daí também foi criado um mapa de cores, que mostrou as temperaturas máximas obtidas e o nó que apresentou a maior temperatura (imagem ao lado).


As especialistas concluíram dizendo que o estudo de caso possibilitará a condução de outros projetos voltados para a otimização da soldagem de chapas submetidas às condições de ambientes portuários, além de outros tipos de aplicações. 


Na seção “Artigos técnicos” no nosso portal você encontrará um estudo sobre o uso de aços estruturais resistentes à corrosão atmosférica. Acesse também um estudo sobre a resistência ao desgaste por abrasão de chapas de aço revestidas com carbeto de tungstênio.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagens: Hexagon, Laprosolda/Divulgação.

 

Continue por dentro das notícias do setor metal mecânico:

 

Luz síncrotron permite avaliar processo de soldagem em tempo real

 

Cloos expande possibilidade de integração na soldagem a arco automatizada

 

Messe Düsseldorf prepara nova feira internacional de soldagem e corte



Mais Notícias PI



Pesquisa da Anfavea aponta alta do emplacamento de veículos eletrificados

Balanço atualizado do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento do índice de emplacamento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, sendo 35% deles produzidos no Brasil, movimentando o setor metal mecânico local.

09/02/2026


Sistema monitora e analisa dados de prensas

Um conjunto formado por sensor e ambiente de dados em nuvem foi aplicado ao monitoramento de prensas em uma pesquisa desenvolvida na Alemanha.

26/01/2026


Descarbonização do setor siderúrgico brasileiro é tema de novo relatório

Estudo realizado pelo Ibec abordou a circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.

29/09/2025