A Comissão Europeia, instituição que atua na proposição de leis na União Europeia (UN), aprovou a proposta da França de instituir um incentivo no valor de 500 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento da reciclagem química de resíduos plásticos. A medida contribui para a realização dos objetivos de economia circular da União Europeia (UE) para o período 2024-2029.

 

A França notificou a Comissão sobre seus planos de introduzir o montante financeiro no mercado para apoiar investimentos na reciclagem química de alguns tipos de resíduos plásticos, tais como bandejas, filmes, garrafas de produtos não alimentícios e materiais têxteis. A proposta visa apoiar tecnologias de reciclagem química que convertem resíduos plásticos mistos e/ou contaminados de volta em matérias-primas "virgens", contribuindo para o objetivo da UE de circularidade dos processos de produção e consumo como parte de uma transformação da indústria em direção à neutralidade climática.

 

A ajuda se dará na forma de subsídios diretos a empresas de todos os tamanhos e que operam em todos os setores relacionados à cadeia. O valor máximo do auxílio é de 40% dos custos elegíveis, calculados pela comparação dos custos totais de investimento de um projeto de reciclagem química de resíduos plásticos com os de projetos menos ecológicos.

 

A avaliação

 

A Comissão avaliou a medida sob as regras de auxílios estatais da UE, em particular o Artigo 107(3)(c) do Tratado sobre o Funcionamento da UE (TFUE), que permite que os estados-membros apoiem o desenvolvimento de certas atividades econômicas sujeitas a certas condições, assim como sob as diretrizes de auxílios estatais relacionados ao clima, proteção ambiental e energia 2022 (CEEAG).

 

Este é o primeiro plano de auxílio estatal avaliado sob a Seção 4.4 do CEEAG, que permite auxílios para eficiência de recursos e para apoiar a transição para a economia circular.

 

A Comissão concluiu que o apoio é necessário e apropriado para permitir a execução de projetos de reciclagem química de plásticos e que ele tem um "efeito de incentivo", pois os beneficiários não realizariam os investimentos relevantes sem o apoio público.

 

A França anunciou que vai colocar em prática mecanismos de salvaguarda para garantir que o esquema tenha um impacto limitado na concorrência e no comércio dentro da UE.

 

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: H-Ko / Shutterstock

 

Leia também:

 

União Europeia adota novo regulamento sobre resíduos de embalagens

 

Joint venture vai promover a reciclagem de embalagens

 



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026