Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Uma parceria formada pela KPMG, com matriz na Holanda e escritório em São Paulo (SP), e a MAP Intelligence (Manaus, AM) vai promover consultoria para a implementação de inteligência artificial em parques fabris, abrangendo o uso de sistemas virtuais autônomos no monitoramento em tempo real de equipamentos industriais e de processos como, por exemplo, usinagem e fresamento.

 

O objetivo é fornecer serviços que incluirão estudos sobre processos produtivos executados no chão de fábrica, visando à sua otimização, bem como a análise de parâmetros, supervisão de etapas da fabricação e emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias, entre outros.

 

Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, que forneceu informações à Máquinas e Metais, deu alguns exemplos de como o consórcio vai funcionar: “inicialmente, a KPMG fará um levantamento do processo atualmente realizado pela empresa contratante. Em seguida, serão feitas análises sobre, por exemplo, indicadores de desempenho produtivo (KPIs), usando como ferramenta a inteligência artificial. A partir daí, serão identificadas as oportunidades de melhoria de processos, assim como poderá ser realizado um planejamento para se chegar a este objetivo”.

 

Ainda de acordo com o executivo, os clientes poderão consultar as empresas que estão à frente do consórcio sobre a disponibilidade de treinamentos voltados para o uso de inteligência artificial em linhas de produção, e também poderão solicitar às partes envolvidas a realização de diagnósticos no que tange à proximidade com os conceitos da Indústria 4.0.

 

A consultoria estará disponível para ferramentarias que prestam serviços para terceiros, empresas da área de fresamento, furação, soldagem, além de outros ramos da cadeia de manufatura e instituições de pesquisa e ensino.

 

As empresas interessadas poderão obter mais informações pelo e-mail contato@mapintelligence.com.br e pelo telefone (11) 3940-1500.

 

 

Imagem: Freepik.

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina

 

Cibersegurança, fundamental nos sistemas industriais

 

Projeto da ABDI visa acelerar o desenvolvimento da indústria

 

#KPMG #MAPIntelligence #IA #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Laboratório-showroom de equipamentos industriais vai funcionar no Paraná

A Soma Solution está implantando uma unidade para comercialização de equipamentos de marcação e inspeção.

02/02/2024


Manutenção preventiva é aposta do UNIS Group

Acúmulo de cavacos e fuligem na parte eletrônica de máquinas de usinagem é um dos fatores críticos na manutenção, e uma das razões do aumento da demanda por serviços de inspeção.

11/12/2023