O Instituto Fraunhofer para Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), em Chemnitz (Alemanha), está desenvolvendo sistemas de inspeção baseados em inteligência artificial (IA) que eliminam a necessidade de remoção das peças da máquina para fins de teste. O método é aplicável a diferentes processos industriais, incluindo a usinagem de componentes por processos como furação, torneamento ou fresamento.
A previsão de qualidade se baseia na instalação de sensores e na sua conexão com sistemas de análise concebidos conforme as características de cada processo. Na furação, por exemplo, sensores podem fornecer parâmetros como rotação, taxa de avanço e vibração, as quais são relacionadas ao resultado esperado, permitindo obter uma avaliação de qualidade sem a necessidade de destruir a peça para medição.
Em todos os cenários de aplicação, a IA pode ser utilizada diretamente no processo de fabricação (em linha) para monitorar todo o lote de peças, o que é muito mais seguro do que as inspeções feitas por amostragem.
Para treinar vários modelos de inteligência artificial (IA), em muitas aplicações diferentes, são associados conjuntos de dados relacionados à peça ideal e dados relacionados ao processo, usando-se técnicas de computação de borda (edge computing), tipo de arquitetura de tecnologia da informação que se caracteriza pelo processamento dos dados o mais próximo possível da sua fonte, neste caso, as máquinas.
Os sistemas podem ainda ser úteis no controle de parâmetros de entrada do processo, com a finalidade de evitar desperdícios ou reduzir o consumo de energia na produção sem comprometer a qualidade das peças finais.
Foto:Fraunhofer IWU
Leia também:
Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos
Programa europeu promove a inteligência artificial na indústria metalúrgica
#IWU
Mais Notícias MM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025