A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciou o início de um projeto chamado MetaIndústria, que reunirá, em seus primeiros 24 meses de operação, pelo menos 100 empresas em torno da integração da indústria com conceitos acadêmicos e o conhecimento prático das maiores empresas de tecnologia do mundo.

 

A proposta é que as participantes sejam aquelas com demandas de expansão do uso de tecnologia, reformas de linha de produção ou outras adaptações necessárias para aumento da produtividade por meio da adoção de uma estrutura industrial digitalizada e integrada. Todas receberão acesso a treinamentos teóricos e qualificação, consultoria, avaliações de cenário, acompanhamento de parceiros e acesso a recursos tecnológicos de ponta como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual e ambientes tanto físicos (laboratórios) quanto digitais de alta fidelidade (tecnologia Omniverse, da NVIDIA).

 

Em parceria com a SPI Integração (SPI), o MetaIndústria contará com um espaço ciberfísico baseado em Brasília e montará laboratórios para desenvolvimento e demonstrações práticas em diversas regiões do país.

 

“O Brasil nunca fez nada parecido e nem com esse escopo”, comentou Igor Calvet, presidente da ABDI e um dos principais idealizadores do projeto. O MetaIndústria contará com um corpo chamado de Future Board, com representantes de 10 empresas ativas e diretamente envolvidas no direcionamento das ações propostas, relacionadas a ganhos de produtividade e ao impacto econômico gerado pela interação entre empresas usuárias, empresas parceiras de tecnologia e universidades.

 

“Aquele empresário que deseja investir em tecnologia, que deseja avaliar as estratégias, o risco e o momento certo para apostar na digitalização vai encontrar aqui as melhores ferramentas de avaliação do País. E terá acesso à melhor tecnologia disponível no mercado também”, garantiu Calvet, referindo-se à qualificada lista de parceiros de ponta em tecnologia, que conta com Qualcomm, SiDi (Instituto de Ciência e Tecnologia), Nokia, Nokia Bell Labs, Siemens, NVIDIA, Universal Robots, Rockwell Automation, Dassault Systèmes, Labsoft, Promon Engenharia, RVC, Eletronor, TD Synnex, N&DC, Dimensional, Edge, Virtual Plant, F2iT, Contric, ESS, ESSS, SGS, Phoenix Contact e Omron.


 

O ambiente de inovação será criado por meio da convergência de projetos industriais de automação e robótica, assim como tecnologias de operação e informação. “Esse ecossistema precisa se retroalimentar e gerar crescimento para todo o Brasil, não é e nem pode ser um benefício para poucos. É um salto positivo e irreversível para a indústria nacional”, avaliou Calvet.


 

Sem falsas expectativas


 

O MetaIndústria vai atuar em três frentes: modelo de negócios, redução de risco da transformação e preparação da mão de obra. “Todas as empresas que participarem serão apresentadas aos tipos de tecnologia disponíveis, serão orientadas para compreenderem onde realmente seus negócios podem ser beneficiados com inovação e estarão qualificadas para planejar e executar a transformação para a indústria 4.0 adequada à sua realidade, sem falsas expectativas”, explicou Élcio Brito, sócio-diretor de tecnologia e inovação da SPI Integração. “A empresa terá acesso a um conjunto de soluções e produtos de tecnologia juntamente com uma avaliação econômica para tomar uma decisão de investimento e reduzir o risco de desperdiçar recursos”, complementou.

 

Plataforma em metaverso

 

O início das operações do MetaIndústria envolve o surgimento de outro elemento, o Metaverso ABDI. Ele vai funcionar como uma plataforma ciberfísica, com soluções desenvolvidas a partir das experiências reais e com o acesso direto de empresas demandantes aos principais fornecedores de tecnologia do Brasil. A plataforma também permitirá que os participantes visitem os laboratórios em São Caetano do Sul (SP) e Porto Alegre (RS), por meio de ferramentas de metaverso. Toda essa estrutura foi criada com a expertise da equipe de 138 especialistas da SPI e será operada no espaço Data ABDI, a central de comando, soluções e monitoramento da Agência, em Brasília (DF). Quando estiver em operação, ela será conectada via óculos virtuais e permitirá que o maquinário seja operado de qualquer lugar do Brasil e soluções sejam experimentadas em tempo real, graças à conectividade da rede industrial 5G, outra tecnologia apoiada e disseminada pela ABDI.


Como participar

 

A seleção de empresas para participar do MetaIndústria é conduzida com base em uma análise criteriosa de quatro aspectos:


 

Para participar, é necessário visitar http://www.metaindustria.abdi.com.br e responder ao formulário de triagem.


 


 

Imagem: Riki32 / Pixabay


 

 

Leia também:

 

Certificação em indústria 4.0 será tema de treinamento

 

Taubaté terá fábrica de aeronaves elétricas

 

#ABDI



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024