Seguem abertas as inscrições para a 8a edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI), evento organizado e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai selecionar projetos e trabalhos de inovação na indústria desenvolvidos por pequenas empresas e/ou pesquisadores, os quais poderão concorrer este ano em uma nova categoria denominada “pesquisador inovador”.

 

Prêmio para projetos de inovação na indústria promovido pela CNI e Sebrae tem inscrições abertas

As instituições responsáveis pelo concurso informaram que as empresas e os pesquisadores participantes concorrerão a uma bolsa de estudos para um curso de educação executiva oferecido pelo Senai. Além disso, as partes contempladas vão participar de programas de inovação na indústria organizados pela CNI, o que inclui atividades para aprofundamento no conhecimento sobre tecnologia, digitalização, tendências de mercado, entre outros assuntos.


 

O compartilhamento de conhecimento, visando ao aperfeiçoamento da gestão de negócios, é uma das premissas do concurso, que acontece desde 2011. Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI, comentou que “o PNI busca contribuir para o processo de aprendizado, além de possibilitar a troca de experiências, auxiliando na identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria em inovação e em gestão de empresas”.

 

Empresas de portes variados e pesquisadores de diferentes áreas ligadas à indústria podem participar do concurso. Conforme comentou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, a premiação será um “momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o seu negócio com as atuais demandas por inovação do mercado”.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a 8a edição do PIN será composta pelas categorias “Gestão da inovação, Inovação de produto, Inovação em processo”; “Inovação para sustentabilidade”; e “Destaque em saúde e segurança no trabalho”. Também foi informado que as categorias serão subdivididas, cada uma, em três modalidades.


 

Nesta página as empresas podem fazer sua inscrição até 31 de março de 2023, bem como obter mais informações sobre o concurso. 


 

Imagem: Freepik


 

Mais notícias do setor:

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

Programa de inovação vai levar empresários para os Estados Unidos

 

#CNI #Sebrae #Senai #PI



Mais Notícias MM



Os desafios do setor de sopro em discussão

O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.

12/05/2026


Injeção assistida por água é usada na produção de quadros para bicicletas

A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.

12/05/2026


Parceria europeia na distribuição de polímeros naturais

Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.

12/05/2026