A revista Plástico Industrial publica anualmente uma atualização do guia de transformadores por sopro, disponível em edição impressa e também em nosso site. As empresas que responderam ao questionário que fundamenta o guia deste ano foram convidadas também a responder algumas questões adicionais que permitem caracterizar este segmento da transformação de plásticos.

 

A primeira delas diz respeito aos setores atendidos por essas empresas. O segmento mais citado foi o de embalagens, seguido por agroindústria, automobilístico, brinquedos/lazer e utilidades domésticas (com igual representatividade), eletrodomésticos de linha branca, sinalização e “outros”. Este último item foi desdobrado na menção espontânea dos seguintes setores: móveis, hospitalar, construção civil, itens promocionais, setor químico, instrumentos musicais, itens para fabricação de cerveja e brindes.

 

As empresas também foram questionadas quanto à adoção dos processos de manufatura aditiva (impressão 3D) em suas rotinas. Todas afirmaram utilizar a técnica como auxiliar no desenvolvimento de seus produtos, sendo que 64% delas já dispõem de, pelo menos, uma impressora em suas instalações industriais. Os demais 36% informaram que utilizam o recurso, mas contratando serviços de terceiros para a execução dos protótipos.

 

O uso de materiais reciclados na moldagem dos produtos em resposta às metas de sustentabilidade e políticas de ESG estabelecidas pelos seus clientes (incluindo as grandes marcas, ou brand owners) é uma realidade apontada também por 64% das empresas respondentes, as quais informaram ainda que os setores que mais demandam esse tipo de matéria-prima são cosméticos, higiene e limpeza, mobiliário, construção civil, duas rodas, setor alimentício e de bebidas, químico, industrial, agroquímico e agroindústria.

 

O guia atualizado estará disponível aqui.

 

 

Foto: Rawpixel

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Reciclagem de PET em alta

 

Sob nova direção

 

 



Mais Notícias MM



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025