A Flextech (Sumaré, SP), representante da empresa italiana Repar2 na América Latina, está trazendo para o País uma linha de equipamentos de proteção projetados para máquinas de usinagem como tornos, fresadoras, retificadoras, entre outros.

Proteções para máquinas de usinagem passaram a integrar a linha de produtos da Flextech

 

A série é composta por uma porta/barreira metálica flexível que possui janelas de policarbonato em suas partes superior e frontal (foto), que pode ser acoplada ao carro do torno, por exemplo, podendo se movimentar verticalmente ou horizontalmente. Ela possui estrutura feita de chapas de aço e conta com micro interruptor de segurança.

 

Também faz parte da linha uma barreira de proteção com formato curvo, com estrutura feita em aço e janelas de policarbonato, que pode ser acoplada à máquina de modo a proteger a sua placa móvel, bem como a peça sob usinagem. Ela será comercializada em versões com diâmetro de 300, 400, 500 ou 600 mm. Além disso, há uma cortina de rolo que é indicada para a proteção do fuso do torno.

 

Os equipamentos lançados recentemente já estão disponíveis no Brasil. Edilson Gonçalves, diretor comercial e de planejamento da Flextech, forneceu mais detalhes sobre eles em entrevista concedida à Máquinas e Metais: “trata-se de proteções para a placa do torno, para impedir que cavacos ou fragmentos metálicos sejam projetados para fora da área de trabalho, atingindo o operador da máquina, por exemplo, e para evitar que ferramentas e/ou objetos se choquem com as partes móveis de tornos, causando acidentes”.

 

Outro detalhe é que itens para a iluminação como lâmpadas frias ou LED podem ser acoplados às proteções. De acordo com Edilson, os clientes podem contar com serviços de consultoria, assistência técnica e treinamento, e podem consultar a companhia sobre a possibilidade de fabricação de proteções sob encomenda. Também foi informado que os equipamentos estão em conformidade com a norma NR-12.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3396-4876.

 

 

Imagem: Flextech


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Manufatura inteligente para pequenas empresas

 

Um modelo para a manufatura inteligente

 

#Proteções #Flextech #Tornos #MM

 



Mais Notícias MM



Tornos CNC para o mercado brasileiro

Equipamentos para usinagem em dois eixos são indicados para a fabricação de lotes específicos e prestação de serviços.

27/06/2022


Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas

Empresa brasileira desenvolveu um equipamento que executa o lixamento de peças metálicas submetidas à usinagem. Sua configuração pode ser feita conforme a necessidade de cada cliente.

26/06/2022


Filtros de névoa para o ramo de usinagem

Equipamentos fabricados por empresa brasileira são indicados para trabalhos com tornos, fresadoras, entre outros.

23/06/2022