A Associação para Soluções na Indústria de Manufatura (Manufacturing Enterprise Solutions Association, MESA), uma instituição norte-americana voltada para a difusão de conhecimento sobre tecnologia da informação aplicada aos processos de produção, lançou um modelo de estrutura para implantação de projetos de manufatura inteligente (A Framework for Smarter Manufacturing) passível de implementação nas empresas de usinagem.

 

Os modelos MESA têm sido usados por acadêmicos e por profissionais da indústria para categorizar e definir o que acontece em empresas de manufatura. A instituição lançou vários modelos ao longo dos anos, os quais têm sido referenciados em trabalhos acadêmicos, livros didáticos até propostas comerciais.

 

O novo modelo pretende ajudar a definir o cenário atual e futuro dos processos inteligentes no ambiente de produção (indústria 4.0), levando em conta conceitos que sempre fizeram parte das rotinas de fabricação, mas analisando como esses mesmos conceitos se tornam “inteligentes” quando vistos sob a ótica da tecnologia da informação.

 

O modelo analisa conceitos como ciclo de vida (produção, ativo de produção, produtos, cadeia de suprimentos, colaboradores etc), ciclo de vida cruzado (envolvendo aspectos como qualidade, conformidade, energia e segurança) e também a habilitação de tecnologias como Internet industrial das Coisas (iIoT), big data, computação em nuvem, blockchain, manufatura aditiva e tecnologia wireless, como apontado no gráfico ao lado, cuja dinâmica pode ser aplicada à obtenção de resultados específicos.

 

A MESA pretende lançar uma versão interativa deste modelo, que está sendo construído com a colaboração de associados. Inscrições para compor os comitês de desenvolvimento da instituição podem ser feitas aqui. Entre as empresas patrocinadoras da instituição estão a Rockwell Automation e a Siemens.

 

 

Leia também:

 

Encontro sobre indústria 4.0 acontece em maio

Aprendizagem de máquina pode reduzir o índice de refugo de peças usinadas


 

#MESA #manufaturainteligente



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024