A BioBTX (Holanda), desenvolvedora de tecnologia para a fabricação de produtos químicos aromáticos renováveis, anunciou a captação de mais de 80 milhões de euros para lançar sua primeira planta em escala comercial.

 

O investimento financiará a fábrica que utiliza a pirólise catalítica integrada (ICCP de Integrated, Cascade Catalytic Pyrolisis), tecnologia de propriedade da empresa, para a produção de compostos aromáticos sustentáveis a partir de resíduos plásticos e biomassa, com início de produção previsto para 2027. A tecnologia torna possível a produção de compostos químicos aromáticos como benzeno, tolueno e xileno a partir de resíduos plásticos orgânicos e mistos. Esses compostos são convertidos em diferentes matérias-primas para o setor de plásticos.

 

A alemã Covestro, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), terá participação no projeto, atuando como parceira estratégica ao lado das investidoras financeiras Invest-NL e Infinity Recycling, também envolvidas no projeto.

 

A unidade poderá converter 20 mil toneladas de resíduos plásticos mistos por ano, e vai marcar a implementação industrial da tecnologia ICCP, que tem sido anunciada nos últimos anos e que permite que resíduos mistos de diferentes fontes de materiais se tornem adequados para o reprocessamento.

 

O investimento na BioBTX é parte do programa de capital de risco da Covestro, no qual a empresa investe em start-ups com produtos, soluções e modelos de negócios inovadores, promovendo iniciativas empreendedoras dentro e fora de seus negócios principais.

 

A parceria com a BioBTX também inclui dois acordos de desenvolvimento conjunto; neles, a Covestro pesquisa novas possibilidades de reciclagem para seus próprios produtos e contribui com conhecimento no campo da digitalização para otimizar o desempenho das plantas de produção.

 

A cooperação entre as duas empresas existe há mais de quatro anos e, juntas, ambas lançaram o projeto Circular Foam, financiado pela União Europeia, com foco na reciclagem de espuma rígida de poliuretano a partir da pirólise.

 

 __________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 

Imagem: BioBTX

 

 

 

Leia também:

 

Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável

 

Como o setor de reciclagem pode ajudar a reconstruir o RS

 

 

#Covestro

#BioBTX



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025