A italiana BLM, com subsidiária brasileira em Guarulhos (SP), lançou a célula de corte a laser 3D LT-Free 3015, desenvolvida para atender às exigências de precisão e flexibilidade no processamento de perfis metálicos tridimensionais de grandes dimensões em setores como automotivo e aeroespacial. A tecnologia resolve deformações dimensionais causadas pelo processo prévio de curvamento dos tubos, aplicando o feixe de laser diretamente sobre os componentes curvados para garantir a conformidade geométrica.

 

O equipamento tem volume útil de trabalho de até 3.000 x 1.500 mm e um curso estendido no eixo Z de 750 mm. Essa altura útil no eixo Z facilita o arranjo e o corte a laser de peças volumosas, estruturas estampadas, tubos curvados de geometria complexa e múltiplos componentes simultâneos com seus respectivos dispositivos de fixação.

 

A flexibilidade dimensional da LT-Free 3015 permite sua aplicação em uma ampla gama de segmentos industriais, incluindo os setores de linha branca, máquinas de construção, sistemas de refrigeração e ar condicionado (HVAC), instalações industriais e estruturas metálicas leves.

 

A tecnologia também soluciona gargalos frequentemente verificados na fabricação de peças para o setor aeroespacial, no processamento de ligas especiais, com menor ocorrência de zonas termicamente afetadas (ZTA’s) em geometrias complexas. O sistema opera com o software proprietário ArGo, com possibilidade de integração com ambientes computacionais de terceiros e apresenta compatibilidade com células já instaladas para projetos de modernização e substituição no chão de fábrica.

 

Imagem: BLM


______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Continue por dentro das notícias do setor metal mecânico:

 

Mobilidade elétrica. O desafio para as estamparias brasileiras.

 

Automação na descarga de chapas evita gargalos em linhas de corte


 

 



Mais Notícias CCM



Gerenciamento de energia em prensas dobradeiras

A tecnologia de Peak Shaving, desenvolvida pela SafanDarley, combina acionamento elétrico e buffer de energia para suprir picos de carga na dobra de chapas, eliminando a infraestrutura elétrica como gargalo para expansão industrial.

30/10/2026


Tecnologia aumenta a produtividade no corte a plasma

Integrada a sistemas CNC e softwares de nesting, a nova tecnologia da Hypertherm otimiza os deslocamentos entre furos, reduz o risco de colisões na mesa e atinge velocidades de até 35 m/min.

19/10/2026


OPC UA. A integração digital no processamento de chapas e tubos.

Desenvolvida em conjunto com a OPC Foundation, a especificação estende o protocolo OPC UA para estruturar dados de processo, matrizes e ferramentas em puncionadeiras, prensas e células de corte.

05/10/2026