A TopSolid (São Paulo, SP) está ampliando a sua atuação no setor de projeto e fabricação digitais com o desenvolvimento do TopSolid'Virtual, um sistema de apresentação 3D direcionado para equipes de projeto que enfrentam a complexidade da indústria 4.0.

O novo software se integra ao ambiente TopSolid e redefine a forma como os arquivos CAD são gerenciados, visualizados e como interagem. Quer os arquivos sejam gerados dentro do pacote TopSolid ou importados de outras ferramentas de design, o sistema oferece um mecanismo avançado de renderização em tempo real, uma tecnologia que estabelece novos padrões para a visualização ultrarrealista de projetos.

 

Seu mecanismo elimina os tradicionais atrasos de processamento que dificultavam os fluxos de trabalho de projetos 3D e permite que os designers vejam transformações imediatas e realistas de seus arquivos CAD em cenas 3D dinâmicas. Além da experiência estética, a ferramenta viabiliza também a prototipagem rápida, a validação de design e a tomada de decisões, permitindo que as equipes envolvidas atuem com mais rapidez e precisão.

 

Além de seus recursos de renderização, o TopSolid’Virtual possui uma extensa biblioteca de materiais, ambientes e objetos 3D, permitindo aos designers enriquecer os seus projetos com um alto nível de detalhamento e realismo.

 

Textura e brilho

 

Da textura dos tecidos ao brilho dos metais, é possível adaptar cada elemento para simular condições do mundo real, o que aumenta a fidelidade da apresentação final e facilita uma compreensão mais profunda de como os projetos funcionarão nos ambientes pretendidos.

 

O sistema integra ainda a tecnologia de realidade virtual (VR), oferecendo aos usuários a imersão total em seus projetos 3D e eliminando a necessidade de protótipos físicos caros e demorados. A capacidade de incorporar restrições cinemáticas aumenta ainda mais esse realismo, pois permite que os projetistas simulem e interajam com peças e mecanismos móveis em tempo real.

 

O novo modo de apresentação interativa do software, semelhante a uma apresentação de slides para modelos 3D, facilita o processo de revisão dinâmico e a colaboração entre equipes, permitindo às partes interessadas do projeto podem interagir coletivamente com o modelo 3D.

 

É possível adicionar medições, anotações e feedback diretamente no ambiente virtual. Esta abordagem colaborativa garante que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas durante todo o processo de design, promovendo um ciclo de desenvolvimento de projetos mais coeso e alinhado.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________



 

Imagens: Top Solid

 

 

 

 

 

Leia também:

 

Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

 

Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

 

#TopSolid

#CADCAECAM



Mais Notícias MM



Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

A ANCA anunciou a nova versão de seu sistema de controle e monitoramento de ferramentas e operações de retificação.

04/07/2024


Engenharia de usinagem é tema de pós-graduação EAD

A Unyleya oferece curso que abrange tecnologias e processos de usinagem, além de seleção de materiais e custos. A duração é de 360 horas.

18/09/2023


Módulo para sistema CAM tornará mais precisa a estimativa de tempo de usinagem

Pesquisadores da UFSC desenvolveram um algoritmo que prevê o tempo real de usinagem de peças com geometria complexa.

03/02/2023