A SEW Brasil, fabricante de motorredutores e de diversos sistemas de acionamento, com matriz na Alemanha, trouxe para o País um robô plataforma que pode movimentar cargas com peso de até 1,5 tonelada. O equipamento foi integrado ao portfólio da filial brasileira a partir de um acordo firmado entre membros de sua equipe que atuam na Alemanha e China.

Este autômato é indicado para movimentar peças plásticas, moldes e postiços, entre outros itens de uso comum no chão de fábrica como, por exemplo, ferramentas e caixas. Ele conta com sistema de escâneres para poder atuar de forma autônoma em parques fabris e também possui botões de emergência, os quais compõem seu sistema de segurança.
O robô plataforma, que foi exibido pela SEW na Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – (foto), realizada em São Paulo (SP), pode se comunicar por meio de Wi-Fi. De acordo com informações fornecidas pela companhia à reportagem da Plástico Industrial, os clientes podem contar com assistência técnica e treinamento local, assim como podem consultar a companhia sobre os tipos de aplicação aos quais o robô pode ser submetido.
Além disso, são comercializados robôs em versões com sistema de alimentação por bateria e/ou indução. Na seção Indústria 4.0 você confere mais conteúdo sobre robótica industrial no setor dos plásticos, em nosso site.
_______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________
Imagem: Adalberto Rezende, da redação.
Mais conteúdo:
Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos
Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro
#SEW #PlásticoIndustrial #Feimec
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026