A Cetec (Barueri, SP), especializada em equipamentos de pintura eletrostática a pó, líquida e airless, vai laçar durante e Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) a sua central de recuperação de tinta usada em processo de pintura a pó.


Denominada CRT Vortex, a central é instalada na cabine de pintura e faz a captura automática da tinta excedente. O material segue então para uma peneira vibratória com tela de 40 a 120 mesh , em um ângulo que cria um vórtice, proporcionando o escoamento giratório. Depois, com a ajuda de uma base vibratória, a tinta purificada é dosada para o reservatório de material virgem.

 

Dentre os benefícios do uso do CRT Vortex estão a queda significativa de custos devido à reutilização da tinta, a diminuição do impacto ambiental pela redução de resíduos e o aumento da eficiência operacional, pois o equipamento reduz o tempo de inatividade na troca de materiais.

“Esse processo garante a qualidade final da pintura, pois mantém a tinta a pó nos padrões de aplicação recomendados por cada fabricante”, salienta Eduardo Cernic, diretor da Cetec (foto).

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagens: Cetec

 

 

 

 

Leia também:

 

Aplicador programável simplifica a pintura eletrostática a pó

 

Análise do potencial de automação. Serviço atende empresas do mundo todo.

 



Mais Notícias CCM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025