A Mirai Química (Barueri, SP) desenvolveu uma linha de desmoldantes para peças plásticas tendo em vista solucionar alguns dos problemas associados ao uso das versões em spray, aplicadas diretamente nos moldes, comprometendo por vezes o acabamento final das peças e provocando o acúmulo de partículas em suspensão nas fábricas.

 

A linha Mirai DI-40 é fornecida em grânulos (pellets) e é adicionada à formulação dos materiais, tornando-os auto-desmoldáveis. É compatível com diversas resinas plásticas e contribui para a redução de tempos de ciclo por dispensar a etapa de aplicação nos moldes. De acordo com Satio Okamoto, gerente comercial da Mirai Química, o desmoldante contribui ainda para a melhor dispersão dos pigmentos empregados na formulação e funciona como auxiliar de processamento no caso de resinas recicladas.

 

Já o melhor acabamento para as peças moldadas é decorrência da cópia exata da superfície do molde, sem a interferência da camada de desmoldante externo. Caso o transformador já utilize aditivos em suas formulações, é recomendado que a Mirai seja informada para avaliar a possibilidade de eliminação do aditivo.

 

Por ser inerte e atóxico, o DI-40 pode ser usado na produção de peças para o setor alimentício, médico e de cosméticos, a exemplo da embalagem para o protetor labial (lip balm) ao lado, que tinha como forte requisito a atoxicidade.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagens: Mirai Química


 


 


 

Leia também:


 

Estudo mapeia tendências em inovação no setor de embalagens


 

Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025