Um robô autônomo que pode movimentar cargas com peso de até três toneladas foi lançado pela alemã Kuka, com filial brasileira na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Ele é recomendado para trabalhos que requeiram a movimentação de peças usinadas, por exemplo.

 

O autômato é chamado KMP 3000P e pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. É equipado com câmeras 3D, permitindo que ele tenha uma visão de 360°, e escâneres a laser. Assim, pode evitar e/ou contornar eventuais obstáculos no chão de fábrica.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o modelo pode se movimentar em qualquer direção e, inclusive, em sentido diagonal. Ainda de acordo com a companhia, dependendo do tipo de operação, os clientes podem optar pelo uso de dois robôs para transportar peças com peso maior do que três toneladas, desde que sejam programados para operar em conjunto.

 

O novo robô pode ser comandado por meio do software KUKA.AMR, que possibilita também a integração de outros robôs móveis autônomos a sistemas operacionais industriais.

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você encontra mais notícias sobre robótica industrial e sistemas automatizados para o setor de usinagem.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Grob Brasil comemora os resultados de 2023

 

MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

 

#Kuka #RobôIndustrial #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Novo robô para usinagem preenche a lacuna entre robôs industriais clássicos e máquinas-ferramenta

Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.

28/07/2025


Robôs colaborativos integram nova linha da Comau

A empresa lançou seis modelos de autômatos que podem ser utilizados em operações complementares à fabricação por usinagem.

11/07/2025


Igus intensifica desenvolvimento de sistemas robóticos para metal mecânica

Série de robôs lineares e cartesianos recomendada para a automação da fabricação por usinagem está disponível para comercialização.

30/06/2025