Um programa computacional de realidade aumentada (RA) chamado MixedReality, desenvolvido para a simulação em tempo real de processos produtivos realizados em células robóticas, foi lançado pela Kuka, com matriz na Alemanha e filial brasileira no município de São Bernardo do Campo (SP).

 

O software é recomendado para empresas do setor de usinagem que pretendem fazer, por exemplo, implementações em suas linhas de produção, ou realizar ensaios virtuais de procedimentos industriais que envolvem o uso de células robotizadas, tais como soldagem automatizada e carregamento de peças em centros de usinagem, entre outros.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, os usuários podem visualizar as simulações por meio de smartphones e tablets a partir da instalação de um aplicativo, podendo também acessar uma plataforma de suporte técnico. O software também é indicado para processos de manutenção preditiva e ensaios para detecção de riscos e/ou anomalias que eventualmente possam ocorrer durante as operações, incluindo prevenção de acidentes causados por colisão entre partes móveis e otimização da produção.

 

A empresa divulgou que a instalação do aplicativo para acesso ao MixedReality por dispositivos móveis pode ser feita gratuitamente pela Apple App Store ou Google Play Store. Outro fator é que para instalar o pacote de tecnologia MixedReality Safe no controlador do robô, juntamente com um dos pacotes de tecnologia Kuka SafeOperation para ativação de funções de segurança, não é necessário contar com um headset de AR ou hardware adicional.

 

O contato com a Kuka pode ser feito nesta página. Um algoritmo que prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC é um dos temas da seção Artigos técnicos em nosso site.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

 

Go4 robotics incentiva o uso de robôs na indústria

 

#Kuka #MáquinaseMetais #MixedReality



Mais Notícias MM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Webinar da SolidCAM vai tratar da programação de centros de torneamento

Evento on-line vai tratar do uso de ferramentas digitais na programação, tendo em vista obter a maior produtividade possível dos centros de torneamento CNC.

21/06/2024


Sistema da Wisers gerencia a disponibilidade e monitora o desgaste de ferramentas

Empresa paulista desenvolveu uma plataforma baseada em recursos digitais para o gerenciamento de estoques de componentes críticos como as ferramentas para usinagem.

10/06/2024