Um programa computacional de realidade aumentada (RA) chamado MixedReality, desenvolvido para a simulação em tempo real de processos produtivos realizados em células robóticas, foi lançado pela Kuka, com matriz na Alemanha e filial brasileira no município de São Bernardo do Campo (SP).
O software é recomendado para empresas do setor de usinagem que pretendem fazer, por exemplo, implementações em suas linhas de produção, ou realizar ensaios virtuais de procedimentos industriais que envolvem o uso de células robotizadas, tais como soldagem automatizada e carregamento de peças em centros de usinagem, entre outros.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, os usuários podem visualizar as simulações por meio de smartphones e tablets a partir da instalação de um aplicativo, podendo também acessar uma plataforma de suporte técnico. O software também é indicado para processos de manutenção preditiva e ensaios para detecção de riscos e/ou anomalias que eventualmente possam ocorrer durante as operações, incluindo prevenção de acidentes causados por colisão entre partes móveis e otimização da produção.
A empresa divulgou que a instalação do aplicativo para acesso ao MixedReality por dispositivos móveis pode ser feita gratuitamente pela Apple App Store ou Google Play Store. Outro fator é que para instalar o pacote de tecnologia MixedReality Safe no controlador do robô, juntamente com um dos pacotes de tecnologia Kuka SafeOperation para ativação de funções de segurança, não é necessário contar com um headset de AR ou hardware adicional.
O contato com a Kuka pode ser feito nesta página. Um algoritmo que prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC é um dos temas da seção Artigos técnicos em nosso site.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Kuka/Divulgação.
Mais notícias:
Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo
Go4 robotics incentiva o uso de robôs na indústria
#Kuka #MáquinaseMetais #MixedReality
Mais Notícias MM
A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.
02/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
02/02/2026
Levantamento apontou melhora no desempenho da indústria de fundição europeia em dezembro último.
02/02/2026