A 16a edição do ENAFER – Encontro Nacional de Ferramentarias será realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2024 no Ágora Tech Park, em Joinville (SC). O evento é promovido pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais.

 

De acordo com os organizadores do encontro, a previsão é que sejam reunidos cerca de 800 participantes, dentre os quais estarão profissionais da indústria de moldes para plásticos, bem como representantes de outras áreas do setor de manufatura como, por exemplo, usinagem.

 

Os conceitos de sustentabilidade e a Indústria 4.0 também serão temas discutidos entre as apresentações que serão realizadas nos dois dias do evento, bem como serão abordados assuntos relacionados à gestão de parques fabris e ferramentarias, capacitação técnica, inovação e competitividade.

 

Foi divulgado à imprensa que a nova edição do ENAFER tem como objetivo proporcionar o debate entre representantes de diferentes áreas da indústria de manufatura e do meio acadêmico e, inclusive, do setor de ensino técnico. 

 

O presidente da ABINFER, Christian Dihlmann, comentou mais sobre as premissas do encontro: “Somos a base para diversos segmentos industriais. Todos os produtos ao nosso redor são moldados e produzidos por ferramentarias. Portanto, é fundamental promover um ambiente empresarial que fortaleça o setor no arranjo produtivo industrial do País, e sua inserção no mercado global de fabricação de ferramentais”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. Na seção Artigos técnicos estão disponíveis estudos sobre aços mais adequados para a fabricação de moldes e matrizes, além de outros temas relacionados a esta área.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: ENAFER/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

 

Aplicação de plasma em moldes pode simplificar a fabricação de peças plásticas

 

#ENAFER #PlásticoIndustrial #Evento



Mais Notícias CCM



Ciência dos polímeros será tema de evento no Rio de Janeiro

Em novembro o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) vai realizar a nova edição da “Semana de polímeros”.

03/11/2026


Inovações e regulamentação de biopolímeros em pauta no 5º Bioplastics Brazil

Evento discutirá a estruturação da cadeia de suprimentos de bioplásticos, certificações internacionais e a integração da infraestrutura de compostagem à logística reversa.

27/10/2026


Plásticos de grau médico em pauta no webinar da Avient

Especialistas da Avient detalharão parâmetros de segurança, estimativa de valor econômico e atendimento a normas técnicas em evento virtual direcionado a transformadores interessados em fornecer para o setor médico, hospitalar e farmacêutico.

27/10/2026