A StartUs Insights, consultoria sediada em Viena (Áustria), elaborou um relatório de tendências para o setor de embalagens com base em sua plataforma de Big Data e inteligência artificial (IA), que cobre cerca de 4,7 milhões de start ups, com capacidade para mapear empresas emergentes em nível global.

 

A pesquisa mais recente é um mapa de inovações no setor de embalagens que cobre aspectos como uso de materiais biodegradáveis, impressão digital, automação, embalagens ativas, customizadas, recicláveis, baseadas no uso de nanotecnologia e de impressão 3D.

 

De acordo com o estudo, as start ups têm inovado ao tornar as embalagens mais conectadas e interativas por meio de tecnologias como o uso de QR Code, identificação por radiofrequência (RFID), realidade aumentada (RA) e sensores baseados em internet das coisas (IoT) para detectar o vencimento de produtos perecíveis. O uso de robôs do tipo pick and place assistidos por inteligência artificial também foi identificado como tendência, enquanto a impressão 3D surgiu como forma de customizar as embalagens.

 

A sondagem indica ainda que o engajamento dos consumidores tem encorajado as empresas a adotar embalagens circulares que implicam o uso de materiais reciclados ou biodegradáveis. Um “mapa de calor” abrangendo os cinco continentes aponta em quais regiões há maior potencial de surgimento de inovações no setor.

 

Uma prévia do relatório pode ser acessada no site da StartUs: www.startus-insights.com

 

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 


 

Leia também:


 


 

Aberto o credenciamento para a Fispal

 

 

Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem



Mais Notícias CCM



Guia de tendências de cores terá participação de transformadores

O Color Trend 2027 será lançado em novembro e empresas interessadas em contribuir com pesquisas podem se cadastrar até o fim de junho.

16/06/2026


Haitian e Hennecke integram tecnologias de injeção e revestimento

Parceria entre desenvolvedoras une injetoras multimateriais a sistemas de dosagem de poliuretano sob alta pressão para efetuar o acabamento de peças para o setor automotivo já no interior do molde, eliminando a etapa de pintura.

16/06/2026


Congresso de embalagens será realizado em SP

Acontece em julho na capital paulista o Congresso Instituto de Embalagens Pack Tech 2026.

16/06/2026