Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Construir habitações usando blocos modulares feitos de polipropileno (PP) reciclado é o objetivo da Fuplastic e da TETO Brasil. As empresas formaram uma parceria para promover o reaproveitamento de materiais plásticos por meio de um projeto que tem como objetivo a construção de moradias feitas com PP reciclado proveniente de resíduos coletados por empresas parceiras como cooperativas de reciclagem, além de outras.


Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, disse que o projeto envolve, em um primeiro momento, a construção de moradias populares, o que foi tema do evento “Cidade do Futuro 2024”, realizado recentemente em São Paulo (SP). Ele disse que entre as atrações do evento promovidas pela Fuplastic e a TETO Brasil estava uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área de 54 metros quadrados, feita com 4.900 blocos de PP reciclado (foto).

O executivo também comentou sobre o uso de PP reciclado proveniente de peças para veículos na construção de moradias, além de outros projetos voltados para a construção de lojas e aviários, entre outros tipos de edificações, que já estão em andamento. Segundo ele, a ideia é desenvolver soluções construtivas que aliem a destinação correta de resíduos plásticos, construção rápida e limpa, assim como incentivo às boas práticas em prol da sustentabilidade.


O CEO concluiu dizendo que o projeto de construção de moradias sustentáveis a partir de blocos de polipropileno reciclado já está em fase de validação. Ele explicou: “Um dos objetivos é tornar a utilização dos blocos modulares de PP reciclado um modelo construtivo da TETO Brasil, tendo também como pilar a construção de lojas, galpões e outros tipos de estabelecimento usando plástico reciclado e estruturas metálicas, por exemplo”.


Mais informações podem ser obtidas pelos sites da Fuplastic e da TETO Brasil. O desenvolvimento de plásticos sustentáveis tendo a otimização da topologia como estratégia é um dos temas abordados na seção Artigos técnicos, em nosso site

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Fuplastic,TETO Brasil/Divulgação.

 

Leia também:

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

 

#Fuplastic #TETOBrasil #PlásticoIndustrial #Habitação



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025