Hellen Souza, da redação
A Ioniqa, uma spin off da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda), de
senvolveu uma instalação para reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET) que transforma resíduos pós-consumo no pré-polímero , ou BHET. Submetido à policondensação, este composto dá origem ao PET com características de material virgem, caracterizando um processo de reciclagem química (ou avançada).
A empresa fez uma parceria com a britânica Koch Technology Solutions, especializada em licenciamento de tecnologias, e passará a fornecer tanto o conhecimento quanto a consultoria para clientes que tenham interesse em implementá-la. Recentemente recebeu um investimento do Fundo Circular de Plásticos da Infinity Recycling (IRC), um recurso que vai acelerar a inserção da empresa no mercado mundial de instalações para reciclagem de PET.
Com a capacidade de processar flakes de resíduos plásticos coloridos, a tecnologia da Ioniqa complementa outras já existentes e pode ser vista em funcionamento em uma planta de demonstração da empresa na Holanda (foto ao lado), com capacidade para processar 50 toneladas/ano de PET pós-consumo, incluindo embalagens como garrafas, bandejas de alimentos e demais itens de parede fina. As instalações da Ioniqa executam todo o processamento do material, exceto a policondensação.
Tonnis Hooghoudt, fundador e CEO da Ioniqa, comentou que desenvolver uma tecnologia inovadora é uma questão de paciência, dedicação e financiamento: “Com este investimento da IRC podemos alargar ainda mais o horizonte da Ioniqa no que se refere a lançar com sucesso licenças industriais para novas fábricas em todo o mundo. Além disso, o investimento nos permite ampliar os tipos de matérias-primas que podem ser processadas, adicionando fibras de poliéster ao nosso escopo”.
Imagens: Ioniqa
Conteúdo relacionado:
Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões
Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR
#Ioniqa
#PETreciclado
#reciclagemquímica
#reciclagemavançada
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026